15 abril 2011

Quanto custa o preconceito?


Os jogadores e a direção da equipe do Vôlei Futuro não ficaram nada satisfeitos com a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva – STJD, de aplicar apenas uma multa de R$ 50 mil ao Cruzeiro pelas ofensas dirigidas pela torcida ao atleta Michael, no primeiro confronto das semifinais da Superliga Masculina de Vôlei, no dia 1º de abril. Todos ficaram revoltados pela recusa da comissão disciplinar em aceitar a participação da equipe de Araçatuba no processo, o que poderia resultar na perda do mando de campo dos mineiros no confronto de daqui a pouco, em Contagem – MG.


Em nota à imprensa, o clube ironizou a punição, e ressaltou que uma questão importante ficou reduzida apenas a dinheiro e ainda jogou a responsabilidade sobre qualquer novo incidente sobre o tribunal.

- Agora senhores preparem suas pencas de banana, ensaiem seus gritos de macaco, preto, manco e bicha e tantos outros, afinal agora é uma questão de custo x benefício. Se isso serve para desestabilizar o outro time e ganhar o jogo através dessas estratégias, R$ 50.000,00 é uma pechincha para chegar a uma final. É isso mesmo, agora tem preço, paguem e discriminem, paguem e atinjam os seus objetivos, é apenas uma questão de dinheiro. O STJD teve a oportunidade de impedir a realização da partida do dia 15 de abril em Contagem - MG e não o fez. A responsabilidade de tudo que acontecer, antes, durante e depois da partida será de responsabilidade deles, já que foram eles que legitimaram a partida neste local.




A nota divulgada pela diretoria do Vôlei Futuro, ainda que forte nas tintas tem sua razão de ser. A impunidade, já o dissemos muitas vezes aqui no Dando Pitacos, é a razão de toda a violência, corrupção e discriminação que infestam a nossa sociedade e a maioria das instituições e, infelizmente, começa a chegar ao esporte.

A multa aplicada ao clube mineiro não resgata, não corrige, não apaga a agressão sofrida pelo jovem Michael, que não pode ser discriminado por sua opção sexual. Se além da multa, o tribunal desportivo tivesse invertido o mando de quadra e obrigado o Minas a decidir a vaga em São Paulo – SP, sem a presença da sua torcida, a reprimenda seria mais doída e surtiria efeito maior, não tenham dúvida.

A série está empatada em número de vitórias e até no placar: cada equipe venceu um jogo por 3 sets a 2. O detalhe interessante é que o Minas ganhou em São Paulo, e o Vôlei Futuro venceu em Minas. Hoje, ou melhor, daqui há pouco, o jogo é na cidade mineira de Contagem – MG.

Quem vence a série: Minas ou Vôlei Futuro? Impossível responder. São duas grandes equipes e qualquer uma pode vencer. A equipe que ganhar hoje vai enfrentar o Sesi, também de São Paulo – SP, na decisão da Superliga 2010/2011.

Aconteça o que acontecer, esperamos que o preconceito não vença mais uma vez!



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin