11 maio 2011

A revolucionária Martha Graham

Martha Graham, dançarina e coreógrafa americana que revolucionou a história da dança moderna, nasceu no dia 11 de maio de 1894, no Condado de Allegheny - Pensilvânia, e morreu em 1 de abril de 1991, em Nova Iorque.

Sua carreira de bailarina começou aos 22 anos, logo após a morte do pai. O impacto que sua dança causou nos palcos pode ser comparado à influência que Picasso teve para a pintura em seu tempo, ou Stravinsky na música, ou ainda Frank Lloyd Wright na arquitetura. Seu trabalho transformou a arte da dança, revitalizando-a e difundindo-a ao redor do mundo. Na sua busca por uma forma mais honesta e livre de expressão, ela fundou a Martha Graham Dance Company, uma das mais conceituadas e antigas companhia de dança na America.

Como professora, Graham treinou e inspirou gerações de grandes bailarinos e coreógrafos, tendo entre seus discípulos Alvin Ailey, Twyla Tharp, Paul Taylor, Merce Cunningham e diversos outros atores e dançarinos.

Ela colaborou com alguns dos mais conceituados artistas de seu tempo, como o compositor Aaron Copland e o escultor Isamu Noguchi. Ao longo de mais de 50 anos de carreira como bailarina e coreógrafa, criou em torno de 180 trabalhos de solos a produções em maior escala, aparecendo como dançarina na maioria deles. Ela deu à dança moderna um novo sentido e profundidade enquanto veículo de uma dança intensa e vigorosa que primava por exprimir os sentimentos mais primordiais do ser humano.

Durante os seus anos de formação, Graham passou a maior parte do tempo na Costa Oeste. Seu pai, um médico especialista em Disfunções Neurológicas, tinha grande interesse no diagnóstico através da observação dos movimentos físicos. Essa crença de que a capacidade do corpo de expressar seus sentimentos e sensações interiores foi vital no interesse e desejo de Graham pela dança. Apesar de ter sido uma garota atlética, ela nunca sentiu grande interesse pela dança durante a sua infância.

Quando ela tinha 10 anos, uma de suas irmãs desenvolveu asma e sua família se viu obrigada a mudar para a Califórnia por causa do clima mais adequado. Foi lá, em 1911, que Martha, uma adolescente, teve o seu primeiro contato com a dança: a Companhia de Ballet da bailarina Ruth S. Denis se apresentou na Mason Opera House, em Los Angeles. Inspirada pela performance dela, Graham se matriculou em um colégio orientado para as artes, e depois na recém-inaugurada Escola de Dança Denishawn.

A Denishawn foi fundada por Ruth S. Denis e seu marido Ted Shawn com o objetivo de ensinar técnicas de dança da América e do mundo. Ao longo de oito anos, tanto como aluna quanto como professora, Denishawn foi o seu segundo lar. Ao contrário de Isadora Duncan, utilizando as palavras de Garaudy, "ela não quis se identificar com os ritmos da Natureza":

"Eu não quero ser uma árvore, uma flor, uma onda ou uma nuvem. No corpo de um bailarino devemos, como espectadores, tomar consciência de nós mesmos. Não devemos procurar uma imitação das ações cotidianas, dos fenômenos da natureza ou de criaturas exóticas de outro planeta, mas sim alguma coisa deste milagre que é o ser humano motivado, disciplinado e concentrado. A vida, contrariamente à puritana, é uma aventura, uma forma de expansão do homem que exige extrema sensibilidade para ser realizada com graça, com dignidade e com eficácia… O corpo e alma estão implicados de forma indivisível nesta experiência da vida, e a arte pode ser vivida por um ser total. Só uma sensibilidade apurada e exaltada realiza esta concentração no instante que é a verdadeira vida".

Graham foi uma das principais representantes da dança contemporânea nos Estados Unidos, ficando ficando conhecida como a mãe da dança moderna. Seu objetivo sempre foi desvendar a alma humana. Ela dizia de seu próprio corpo:

"Os séculos e seus eventos passaram por ele. Como os pintores e arquitetos modernistas eliminamos qualquer elemento decorativo ou supérfluo da nossa forma de expressão".

Sua teoria de movimentos começou quando ouviu seu pai, que era médico de distúrbios mentais, dizer que tratava seus pacientes de acordo com a forma como eles se moviam. Martha dizia que "o corpo diz o que as palavras não podem dizer".

Sua técnica de trabalho era voltada para a respiração, inspiração, inspiração-contração, expiração-relaxamento e para o idealismo social por uma forma melhor de vida. Muitas coisas se passaram no trajeto de sua carreira: mudança social, moda e gerações, sempre criando novos trabalhos para acompanhar todas essas mudanças. Aos 80 anos de idade ela criou Acts of Light. Marta Graham dirigiu sua companhia até a morte (1991), quando transformou-se numa lenda no ambiente da dança moderna. Se viva fosse, ela hoje estaria completando 117 anos de idade!

No primeiro vídeo você a vê numa apresentação solo. No segundo, sua companhia, a Martha Graham Dance Company, exibe-se em Nova Iorque, há 2 anos atrás (2009).






Fonte: Wikipédia

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin