13 maio 2011

Conteúdo e agregadores: um tema para blogueiros

No início do ano, quando postei “O seu blog tem conteúdo?”, eu disse que “a sobrevivência de um blog é um dos assuntos mais comentados na rede” e que “mil e uma dicas nos são passadas diariamente, a maioria delas de grande valia” principalmente para blogueiros iniciantes como eu.

Cheguei a citar o Marcos Lemos, do FerramentasBlog, um dos caras mais conceituados na blogosfera, que é quem afirma que “a coisa mais importante para seu blog é sempre o conteúdo e escrever com qualidade é a chave para atingir seu público, melhorar sua indexação nas buscas e até conseguir mais comentários”. Além disso, ele afirma que “há sempre um debate sobre o uso da língua formal, normativa, e a língua coloquial, cotidiana e falada. Enquanto uma é regida por regras gramaticais fixas, a outra não pode ser limitada por ser a expressão da manifestação de uma cultura ou grupo social”, concluindo que quem “não sabe escrever bem em português, não pode ter um blog”.

Deixei bem claro que quando decidi criar o Dando Pitacos também pensava como ele, mas agora, um pouco mais experiente, acho que não é bem por aí que a banda toca. Tenho visitado alguns blogs extremamente simples, onde a língua portuguesa se mistura à língua “coloquial, cotidiana e falada” referida pelo Marcos Lemos, o que não os deixa menos interessantes ou sem conteúdo. Aliás, a simplicidade e a honestidade das mensagens neles postadas é que mais atraem os leitores.


Também disse naquela oportunidade “que quem escreve, precisa fazê-lo da forma mais correta possível, mas não menos verdadeiro é, também, que mais da metade da população brasileira fala a língua simples que o Marcos chama de “coloquial” e “cotidiana”, e nesse meio, “ninguém se iluda, há milhares de blogueiros e frequentadores de blogs”. Logo, por que não falar também no idioma deles, principalmente em se considerando a vastidão do país e os diversos costumes e expressões de cada uma de suas regiões?

Além do conteúdo e escrita de qualidade, um blog precisa tratar de assuntos que realmente interessem à comunidade virtual. Sem perder o foco, o blogueiro deve tentar produzir um conteúdo útil ao maior número possível de pessoas, e mesmo que o seu trabalho seja sério e formal, ele deve reservar um espaço para o humor, a impessoalidade e a alegria.

E para finalizar, nunca, jamais abra mão dos agregadores de blogs. Por quê? Vou lhe responder com um pequeno exemplo: no último dia 08, postei no Dando Pitacos o texto intitulado “Por que temos que pagar pelo Registro de Identidade Civil?”. Foi minha primeira postagem aprovada no Ocioso. Minhas visualizações de página, que têm a média diária de 1400 a 1800 acessos (confira na imagem abaixo), chegaram a quase 7000 visitas!




Por isso, não esqueça: conteúdo, escrita de qualidade (sem excluir as expressões mais simples como as da linguagem coloquial e cotidiana), tema relevante, com boa dose de humor e alegria, e claro, a ajuda dos agregadores de blogs, são peças fundamentais para quem sonha em sobreviver na blogosfera, e quem sabe um dia, ter um blog de sucesso.



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin