08 novembro 2011

Elite chinesa respira ar purificado

A classe política é a mesma em toda a parte do mundo. No Brasil democrático a riqueza produzida pelo trabalho do cidadão escoa pelos ralos da corrupção, que se instalou como uma praga em todos os escalões, seja ele federal, estadual ou municipal.

Na China comunista, onde também existe corrupção, o povo trabalha para propiciar aos seus governantes uma existência quase divina. Assim, membros do alto escalão do Partido Comunista chinês sempre tiveram inúmeros privilégios: ganham carros luxuosos, escolas especiais para os filhos, alimentação orgânica produzida em plantações do governo muito bem vigiadas, e em caso de doença, podem se tratar em qualquer dos 301 hospitais militares, que são os melhores do país.

Igualdade entre os chineses, só na hora de respirar o coquetel poluído que paira sob a atmosfera do país vermelho. Será?

Claro que não! Todas as residências e escritórios dos líderes do Partido Comunista são dotados de filtros de ar, fornecidos pela Broad Group, uma companhia chinesa cujos anúncios publicitários destacam os serviços oferecidos aos membros do partido.

Segundo Zhang Zhong, presidente da empresa, há mais de 200 purificadores instalados no Grande Salão do Povo, o escritório do presidente chinês Hu Jintao, e em Zhongnanhai, uma espécie de condomínio murado onde vivem os líderes mais graduados e suas famílias. É dele, aliás, essa frase impressionante:

- Criar um ar limpo e saudável para nossos líderes nacionais é uma benção para o povo.

E não é só isso. O material promocional da Broad Group inclui o endosso de lideranças empresariais e do governo, entre as quais se destaca Long Youngtu, um alto funcionário da área econômica que faz questão de filtros nos carros em que viaja e nos hotéis onde se hospeda.

- Respirar ar puro é uma necessidade humana básica - diz ele em um dos anúncios.

A revolta do povo chinês, ainda que silenciosa, cresce a cada dia, e anúncios desse tipo acirram ainda mais os ânimos, tanto que um conhecido crítico chinês escreveu no Sina Weibo, microblog de oposição mais popular do país:

- Eles não precisam beber leite envenenado e agora recebem proteção contra o ar sujo. Isso mostra a indiferença deles com o bem-estar da população.

A utilização dos filtros de ar pelos graduados do Partido Comunista surge no momento em que a poluição do ar em Pequim atinge índices alarmantes, muito acima daqueles considerados normais pelos padrões internacionais. Esse tipo de informação só aparece em notícias postadas no Twitter e em aplicativos do iPhone, já que o governo chinês não divulga informações sobre o nível de poluentes particulados com menos de 2,5 micrômetros, os mais nocivos à saúde, porque penetram profundamente nos pulmões.

Será que para o povo chinês respirar ar puro também "é uma necessidade humana básica"?


Fonte: O Globo



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin