09 novembro 2011

Cemitério virtual

Do conteúdo útil ao bizarro, não há como discutir, a internet realmente tem de tudo e mais um pouco, não é verdade? Com a mensagem "traga o seu passado para o presente", o portal 1000memories dispõe-se a publicar fotos, deixar recados e contar histórias sobre as pessoas que você ama, mas que já se foram. O site não é, necessariamente, para "os mortos", mas é uma boa opção para quem quer relembrar momentos que seus entes queridos deixaram na memória e postá-los como conteúdo online, sem a necessidade de tirar aqueles álbuns velhos de família que você provavelmente guarda no armário. E o mais interessante é que, além de postar o seu conteúdo e poder visualizar o de outros usuários, você também pode acessar e ler as diversas histórias contadas pelas postagens dos demais membros do site.

Já o Dead Mans Switch notifica o falecimento de alguém, bastando, para tanto, que você escreva alguns e-mails e escolha os destinatários. O serviço chega a perguntar, de tempos em tempos, se você está vivo. Os e-mails são enviados em intervalos que você mesmo configura, ou seja, se não responder ao primeiro, receberá um segundo, e por fim, um terceiro. Mas se algo acontecer ou você simplesmente não responder às mensagens que o serviço lhe manda, as pessoas que você escolheu receberão uma notificação automática do seu "sumiço".

Completando o "esquema", se você tem amigo ou alguém em quem muito confia, conte a ele as senhas de seus cadastros nas redes sociais através do If I Die. Quando você morrer, o site manda um e-mail para aquela pessoa de confiança, mostrando a ela as senhas que você registrou.

Mas a coisa não fica aí. Você ainda pode deixar uma mensagem de "despedida", uma espécie de diário virtual com suas últimas palavras, ou até mesmo algumas instruções do que fazer com seus bichos de estimação, livros, enfim, o que você quiser. Assim, na hora da partida dessa para melhor, a pessoa escolhida por você vai receber as suas senhas e as suas, digamos, disposições de última vontade.

Fechando a tampa do caixão (perdoem o trocadilho), um projeto desperta a curiosidade pela bizarra dose de criatividade. É uma lápide onde o visitante poderá acessar informações via bluetooth de pessoas que já morreram (como fotos, vídeos, tuitadas antigas, e muito mais), e compartilhar com quem quiser, para que elas possam saber mais sobre o morto. Dá pra acreditar?





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin