21 julho 2014

Os números da Copa

Foto: reprodução

A "nossa" Copa do Mundo acabou no penúltimo domingo (13/07), deixando algumas marcas interessantes. Na competição, que rolou de 12 de junho a 13 de julho, foram distribuídos dez cartões vermelhos, contra 28 da Copa de 2006; os cartões amarelos foram 187, numa média de 2,9 por jogo, bem inferior à da África do Sul, em 2010, que chegou a 3,8 cartões por jogo. A seleção alemã, que conquistou o título após uma espera de 24 anos, levou para casa US$ 35 milhões pela vitória contra a Argentina. Para a realização do certame, o mais caro da história, o brasileiro desembolsou US$ 11 bilhões.

Confira alguns recordes que entraram para a história:

O jogo entre Argentina e Holanda, disputado na última quarta-feira (9), foi a primeira semifinal da história do mundial sem gols com mais de 120 minutos de jogo. A Argentina venceu nos pênaltis.  Ao todo,  foram 171 gols marcados no mundial do Brasil, igualando-se a marca recorde de gols em um torneio de 32 equipes, alcançada na Copa da França em 1998.

O jogador alemão Miroslav Klose marcou 16 gols nesta Copa, superando Ronaldo Fenômeno (com 15) e se consagrando como maior artilheiro da história das Copas. O goleiro norte-americano Tim Howard bateu o recorde de defesas, impedindo 16 gols da Bélgica, no jogo das oitavas de final.

O jogador americano Clint Dempsey levou 30 segundos para marcar contra Gana, em 16 de junho em Natal, o que foi o quinto gol mais rápido da história da competição.

A cotação de uma vitória da Alemanha sobre o Brasil por 7 a 1 na semifinal era de mil para uma. Durante o jogo histórico, foram enviadas 580.166 mensagens pelo Twitter por minuto, o que foi um recorde, depois que o jogador Sami Khedira marcou o quinto gol sobre o Brasil.

Ao todo, foram enviadas 35,6 milhões de mensagens durante o jogo Brasil e Alemanha, o que foi considerada a maior quantidade de mensagens postadas durante um evento esportivo. O recorde anterior foi 24,9 milhões durante o SuperBowl de 2014 nos EUA.

Veja mais alguns números interessantes:

0 (zero), foi o resultado final depois de 120 minutos na partida disputada entre Holanda e Argentina. Foi a primeira semifinal sem gols da história do torneio.

1,6 (um vírgula seis), foi a cotação das principais casas de apostas britânicas por uma vitória da Alemanha, enquanto a vitória alviceleste pagava 2,2 vezes a aposta feita.

3 (três), foram os pontos conquistados pela Espanha na vitória sobre a Austrália, o que não evitou sua eliminação, a quinta na história em que a equipe campeã mundial foi eliminada na primeira fase (depois de Itália duas vezes, França e Brasil).

6 (seis), número de títulos conquistados pelos dois finalistas: Alemanha (4) e Argentina (2).

6 (seis), foram os gols marcados pelo colombiano James Rodríguez, Bola de Ouro deste Mundial.

8 (oito), total de finais disputadas pela Alemanha, um novo recorde.

9 (nove), foram as partidas apitadas em Copas do Mundo pelo uzbeque Ravshan Irmatov, árbitro que mais dirigiu jogos no maior evento do futebol mundial.

10 (dez), foram os cartões vermelhos exibidos no Brasil, longe do recorde de 28 da Copa da Alemanha, em 2006, o que talvez justifique a violência vista nos gramados.

16 (dezesseis), foi o recorde de gols alcançado pelo alemão Miroslav Klose, maior artilheiro da história das Copas, superando Ronaldo "Fênomeno", com 15 (quinze) gols.

16 (dezesseis), foram as defesas praticadas pelo goleiro americano Tim Howard, no confronto das oitavas de final contra a Bélgica, também um recorde.

24 (vinte e quatro) anos, foi o tempo que a Argentina ficou sem disputar uma final de Copa do Mundo.

30 (trinta) segundos, tempo que o americano Clint Dempsey levou para marcar contra Gana, no dia 16 de junho em Natal, no quinto gol mais rápido da história do torneio.

32 (trinta e dois), é a quantidade de dentes de um humano adulto, como Luis Suárez, expulso do Mundial depois de morder o italiano Giorgio Chiellini.

113 (cento e treze), foi o minuto em que Mario Götze anotou o gol que deu o título mundial à Alemanha, o quarto de sua história e primeiro após a reunificação.

171 (cento e setenta e um), foi o número de gols marcados no Brasil, recorde de vezes em que a bola balançou as redes em um torneio (de 32 equipes participantes), igualando a marca da Copa da França, em 1998.

187 (cento e oitenta e sete), foram os cartões amarelos mostrados, com uma média de 2,9 por jogo, atrás dos 3,8 da África do Sul, em 2010.

179 (cento e setenta e nove) segundos, foi o intervalo de tempo que a Alemanha levou para marcar três de seus cinco primeiros gols (do segundo ao quarto) na semifinal contra o Brasil, que terminou com a vitória histórica de 7 a 1 dos alemães.

1000/1 (mil contra um), foi a cotação de uma vitória da Alemanha sobre o Brasil por 7 a 1 na semifinal.

25.800 (vinte e cinco mil e oitocentos) policiais, soldados e agentes de segurança particular mobilizados no Rio para a final entre Alemanha e Argentina, no Maracanã.

2.000 (dois mil), quantidade de gols marcados pela Alemanha, com o marcado por Thomas Müller contra o Brasil, 106 anos depois de Fritz Becker ter marcado o primeiro gol da Mannschaft.

580.166 (quinhentos e oitenta mil, cento e sessenta e seis), foi o recorde de tuítes por minuto enviados depois que o alemão Sami Khedira marcou o quinto gol da vitória alemã sobre o Brasil.

35.600.000 (trinta e cinco milhões e seiscentos mil), foi o número de tuítes enviados durante o confronto entre Alemanha e Brasil, na maior quantidade de mensagens postadas em um evento esportivo. O recorde anterior era de 24,9 milhões durante o SuperBowl de 2014.

2.000.000 (dois milhões), foi o número de camisas da seleção alemã compradas pelos torcedores da Mannschaft para esta Copa do Mundo.

3.000.000 (três milhões) de dólares em dinheiro foram enviados pelas autoridades ganesas ao Brasil para pagar a premiação aos jogadores da seleção.

35.000.000 (trinta e cinco milhões) de dólares, foi a quantia ganha pela Alemanha pela conquista da Copa do Mundo.

11.000.000.000 (onze milhões) de dólares, foi o quanto eu e você pagamos para organizar o Mundial, o mais caro da história (o dos EUA, em 1994, custou 30 milhões).






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin