21 maio 2012

Eclipse cria anel de fogo no céu



Cerca de 80 milhões de japoneses, 35 milhões só da região de Tóquio, além dos chineses e alguns privilegiados em outras partes do mundo, começaram a semana contemplando um eclipse solar iniciado na segunda-feira ao amanhecer no sul da China (19h06 de domingo, no horário de Brasília). Por volta das 7h30, horário local (19h30 do domingo em Brasília) o fenômeno surgiu no céu de Tóquio, quando a Lua, desenhando um anel, cobriu o Sol e tapou 94% de sua superfície. Embora todo o processo dure aproximadamente duas horas, a fase anular só pode ser vista durante cinco minutos.

O eclipse causou muita curiosidade no Japão, até porque o último evento dessa natureza na região aconteceu há 173 anos, em setembro de 1839, e só deve se repetir daqui a três séculos.


Alguns colégios modificaram seus horários de aula para permitir que as crianças assistissem o espetáculo da natureza e folhetos foram distribuídos folhetos com a principal recomendação para tais ocasiões: não olhar diretamente para o sol sem uma proteção adequada.

O eclipse anular deve ser visível em uma faixa de 240 a 300 km de largura em toda a Ásia Oriental, no norte do Oceano Pacífico e a oeste dos Estados Unidos, segundo a agência espacial americana.

Algumas joalherias de Tóquio aproveitaram para promover a venda de anéis comemorativos deste eclipse, ao mesmo tempo em que vários estabelecimentos colocaram em suas vitrines toda uma gama de óculos, telas negras e telescópios.

No início do ano o Dando Pitacos postou uma imagem de raríssima beleza registrada pelo astrofotógrafo Thierry Legault, que conseguiu capturar a imagem da Estação Espacial Internacional - ISS no exato momento em que a Lua, em um outro eclipse, cobria parte do Sol, fenômeno visto em diferentes regiões da Europa, Norte da África, Oriente Médio e Ásia Central.

Veja algumas das imagens e deixe o seu comentário.


Lua começa a cobrir o Sol - Hong Kong (foto: AFP)


Imagem captada em Pequim - China (foto AP)


Crianças observam o fenômeno em uma escola de Tóquio (foto: Reuters)


Imagem do eclipse no Parque Papago - Phoenix - EUA (foto: AP)


O eclipse visto do Arizona - EUA (foto: AFP Photo/Stan Honda)


Eclipse parcial visto em Pequim - China (foto: Ng Han Guan / AP)


Sol parcialmente encoberto em Tóquio (foto: Kim Kyung - Honn / Reuters)


Lua e Sol se alinham à Terra. Imagem vista da escola Hirai Daini - Tóquio (foto: Issei Kato / Reuters)

O anel de fogo chegou a ser visto em Albuquerque - Estados Unidos (foto AP)


Eclipse parcial visto do Grand Canyon - EUA (foto: David McNew/Getty Images North America/AFP)





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin