01 junho 2012

"Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band" faz 45 anos

Parece que foi ontem, mas lá se vão 45 anos anos desde o lançamento do mais famoso e polêmico disco da carreira dos Beatles, o "Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band". É isso aí, minha gente! No dia 1º de junho de 1967, há 45 anos, portanto, o mundo se viu diante de um clássico que jamais vai ser esquecido, e que muitos consideram o melhor disco produzido em todos os tempos. "Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band”, apesar de algumas opiniões contrárias, é um verdadeiro marco na história da música.

Tudo nele é diferente e impressiona, a começar pelo nome. A ideia surgiu a partir da disputa entre Paul McCartney e John Lennon pela liderança do quarteto.

Na imagem que ilustra a famosa capa, Paul, Lennon, Ringo e George Harrison aparecem vestidos de sargentos diante de várias celebridades.

A existência de uma linguagem subliminar na figura até hoje é discutida. A mensagem oculta faria referência à morte de Paul e todos estariam no funeral do músico. Um dos arranjos de flores tem a forma de um baixo, aquele que Paul tocava. E ele é virado para a direita, já que o músico é canhoto. A mão que aparece acima da cabeça de Paul, supostamente morto, o estaria abençoando. Nas flores em vermelho, onde se pode ler a frase "be at Leso", que em português significa "fique em Leso", fazia estaria relacionada à ilha onde Paul deveria ser enterrado.

Onze das doze faixas do disco foram compostas por Paul McCartney e John Lennon, e a que dá nome ao álbum se repete nos dois lados da bolacha, somando treze músicas no total. Várias delas têm letras que remetem às drogas, o que causou a proibição em alguns veículos de comunicação. Uma das mais polêmicas é “Lucy in the sky with diammonds”. As iniciais funcionariam como um código para a sigla "LSD".

Apenas para relembrar, os Beatles surgiram em 1960, na pequena Liverpool - Inglaterra, e se tornaram um dos grupos musicais mais bem-sucedidos e aclamados da história da música popular. Em 1962, o grupo era formado por John Lennon (guitarra rítmica e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal). De início, a banda era ligada no rock and roll da década de 1950. Depois vieram os gêneros que que iam do folk rock ao rock psicodélico, muitas vezes incorporando elementos da música clássica, tudo de forma inovadora e criativa. Sua crescente popularidade, que a imprensa britânica chamava de "Beatlemania", fez com que o grupo se sofisticasse, tanto que eles passaram ser vistos como a encarnação de ideais progressistas e sua influência se estendeu até as revoluções sociais e culturais da década de 1960.

Com a formação inicial de Lennon, McCartney, Harrison, Stuart Sutcliffe (baixo) e Pete Best (bateria), os Beatles construíram sua reputação nos pubs de Liverpool e Hamburgo durante um período de três anos a partir de 1960. Sutcliffe deixou o grupo em 61, e Best foi substituído por Ringo Starr no ano seguinte. Abastecidos pelos equipamentos profissionais moldados por Brian Epstein, que depois se ofereceu para gerenciar a banda, e com seu potencial reforçado pela criatividade do produtor George Martin, os Beatles alcançaram um sucesso imediato no Reino Unido logo no primeiro single, "Love Me Do". Ganhando popularidade internacional a partir do ano seguinte, excursionaram extensivamente até 1966, quando retiraram-se para trabalhar em estúdio até sua dissolução definitiva em 1970.

Segundo os críticos, as músicas de "Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band" foram fundamentais na história do rock, e até hoje influenciam os novos artistas. Bandas fazem versões que misturam o clássico com ritmos atuais. É impossível não reconhecer o legado que a obra dos Beatles deixou para os amantes da boa música.

Relembre "Lucy in the Sky with Diamonds", do filme "Yellow Submarine", e depois deixe o seu comentário.








Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin