Os dados oficiais não são recentes, mas registros do Sistema de Informações de Mortalidade - SIM do Ministério da Saúde relativos a 2010 já mostravam que mais de quarenta mil pessoas foram vítimas de acidentes fatais no trânsito, sendo que 25% delas, cerca de dez mil pessoas, pilotavam ou eram passageiros de uma moto.
Mas nada disso diminui a paixão em torno das motocicletas, que continuam sendo vistas como um sinônimo de liberdade, poder e estilo, o que até se entende diante das cinco máquinas que você vê a seguir, tidas como as mais cortejadas do planeta.
A Titanium Series FE Ti XX é uma das motos mais exclusivas do mundo. Lançada em 2011 pela Ecosse Moto Works, uma fabricante americana reconhecida por produzir artesanalmente suas motos, ela teve apenas dez unidades produzidas. Feita de titânio, com carroceria em fibra de carbono, a moto conta com motor capaz de desenvolver 225 cv de potência. Outro destaque da motocicleta são os sistemas de freio e suspensão ajustáveis.
O modelo Tomahawk possui quatro pneus. Além deste diferencial, a moto tem um design bastante futurista e um motor V10, igual ao do Dodge Viper. Com isso, conta com uma incrível potência de 500 cv. Por quebrar tantos paradigmas ela não foi homologada para rodar nas ruas. Mesmo assim, a marca já está comercializando o modelo, e não faltam interessados.
O modelo tem controle de tração, suspensões reguláveis e sistema de telemetria são provas do caráter competitivo da M16. No quesito peso, inclusive, ela supera em leveza as motos do campeonato mundial de motovelocidade. Feita em fibra de carbono e titânio, a moto pesa apenas 145 kg, enquanto uma unidade da Moto GP, 150 kg. Para fechar o pacote de esportividade com chave de ouro, ela é equipada com um nervoso motor Ducati de 200 cv.
Criada para homenagear Barry Sheene, piloto britânico bi-campeão do mundo de motovelocidade, a moto é fabricada artesanalmente numa quantidade limitada em 52 unidades. Para garantir um desempenho à altura do esportista, a fabricante britânica Icon adotou um motor Suzuki GSX 1400 equipado com turbo com potência máxima de 250 cv. Apesar de já contar com um desempenho de tirar o fôlego, a potência da moto pode ser ainda maior com o aumento da pressão do turbo.
A MV Agusta F4CC é considerada a Ferrari das motos. Além de também ser italiana, recebeu colaboração da lendária fábrica de Maranello no desenvolvimento de seu motor. A unidade era de 750 cm³ e com a ajuda da Ferrari passou a ser de 998 cm³, o que lhe garante 198 cv de potência. Foram produzidos 100 unidades do modelo F4CC, mas apenas 99 foram vendidos, pois o presidente da marca fez questão de ficar com a primeira unidade que saiu da fábrica.
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Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |