15 novembro 2013

STF expede mandados de prisão contra Dirceu e parceiros do mensalão

Ministro Joaquim Barbosa (foto: reprodução)

Tudo tem começo, meio e fim. A novela do mensalão está vivendo um de seus últimos capítulos. Hoje (15/11), coincidentemente a data em que se comemora a Proclamação da República, o plantão da Polícia Federal em Brasília recebeu diversos ofícios ordenando a imediata execução das penas para condenados no processo do mensalão. Referidos documentos chegaram àquela instituição por volta das 16h10 pelas mãos de dois oficiais de Justiça. Cabe ao órgão enviar os ofícios para as superintendências regionais por meio de fax, dando início ao processo de execução das ordens de prisão.

Ontem (15/11), o Supremo Tribunal Federal - STF tornou público que nove réus na Ação Penal nº 470 não têm mais possibilidades, operando-se, em razão o trânsito em julgado das condenações. São eles o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu; o ex-presidente do PT, José Genoino; o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares; a ex-presidente do Banco Rural, Kátia Rabelo; o ex-vice-presidente do Banco Rural, José Roberto Salgado; o operador do esquema, Marcos Valério; sua ex-secretária, Simone Vasconcelos, o ex-advogado de Valério, Cristiano Paz e o ex-sócio de Valério, Ramon Hollerbach.

Outros sete réus também tiveram declarado o trânsito em julgado da sentença que os condenou: o delator do mensalão, Roberto Jefferson; o ex-deputado José Borba; o ex-tesoureiro do extinto PL, Jacinto Lamas; o ex-diretor do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato; o ex-primeiro secretário do PTB, Emerson Palmieri; o ex-dono da corretora Bônus-Banval, Enivaldo Quadrado, e o ex-deputado Romeu Queiroz.

Por isso, reitero aqui parte do texto publicado ontem (14/11) em STF decide pela prisão de Dirceu e outros réus do mensalão:

Estamos virando uma das páginas mais vergonhosas da história política da República do Brasil, que, aliás, completa amanhã (15/11) 124 anos, e o que a sociedade brasileira espera é que o Brasil consiga sair do verdadeiro atoleiro em que vem sendo envolvido nos últimos anos pela geração de políticos mais corrupta de que se tem notícia. O resultado do julgamento do mensalão é um começo. Não importa muito o regime das condenações, quem vai para trás das grades ou quem se beneficiará de uma regra mais branda. O que conta, o que se deve considerar é que as condenações aconteceram. É saber que mesmo com muitas falhas, o país tem lei, e não apenas para os miseráveis, mas também para os medalhões da política que tomaram de assalto o país, independentemente da sigla partidária ou da cor da bandeira que empunhem".



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin