Joseph Blatter (foto: reprodução) |
O Brasil acabou de se dar conta que começou tarde demais. É o país com mais atrasos desde que estou na Fifa e foi o que teve mais tempo, sete anos, para se preparar".
Blatter também comentou a possibilidade de acontecerem manifestações públicas durante o Mundial. Para ele, mesmo que elas ocorram, não vão atrapalhar o andamento da competição, pois não acredita que os brasileiros "atacariam o futebol", um esporte que amam.
Não tenho medo. Sabemos que teremos manifestações, protestos. As últimas, durante a Copa das Confederações, nasceram nas redes sociais. Não tinham um objetivo concreto, nem uma reivindicação autêntica, mas durante o Mundial é possível que tenhamos algumas mais concretas, mais estruturadas. O futebol estará protegido, acredito que os brasileiros não atacariam ao futebol diretamente. Para eles, é uma religião".
A Copa do Mundo será disputada no Brasil entre os dias 12 de junho e 13 de julho. Durante a Copa das Confederações, em junho de 2013, o país se viu sacudido por uma onda de protestos, principalmente contra o alto custo da organização do Mundial para os cofres públicos.
Tudo indica que o todo-poderoso Joseph Blatter ainda não conhece o Brasil. Se conhecesse, saberia que aqui as coisas só funcionam no ritmo ditado pelo interesse político e pela famosa regra do "deixa que eu chuto". Além do mais, e isso ele também não deve saber, e se sabe, por razões óbvias, não vai revelar, todo atraso de obras no Brasil é planejado, está nos cálculos dos responsáveis por sua realização. Sem os atrasos, não haveriam os "termos aditivos" e as outras medidas tomadas em caráter de urgência, características do esquema que alimenta o insaciável e profundo ralo da corrupção. Aqui, meu querido Blatter, tudo acaba em samba e futebol, principalmente se o Brasil for campeão, como já prometeu o fanfarrão Felipe Scolari. É esperar pra ver!
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |