20 janeiro 2014

Cristo Redentor: o click na hora exata

Raio atinge o Cristo Redentor (foto: reprodução)

Dos mais de mil raios que caíram sobre a cidade do Rio de Janeiro na tempestade da última quinta-feira (16/01), pelo menos dois atingiram o Cristo Redentor, danificando a ponta do dedo polegar direito e parte da cabeça do monumento, tudo porque os para-raios instalados na estátua não a protegem em sua totalidade, segundo Clézio Dutra, engenheiro responsável por sua restauração e manutenção.

- Há um captor (para-raio) que cobre um pedaço da cabeça e outros dois que se estendem pelos braços, mas só chegam ao punho. Por isso, quando o raio atingiu o polegar, o dano ocorreu - explica Clézio, acrescentando que já existe um projeto aprovado para aumentar a extensão dos captores.

A restauração da cabeça, do polegar e do dedo médio, que foi danificado em outra tempestade ocorrida em dezembro último, deve ficar pronta em uma semana. O engenheiro e outros 18 operários encarregados da recuperação foram treinados pelo Corpo de Bombeiros e são especializados em rapel e alpinismo. A obra será incluída num projeto mais amplo de manutenção, que começa amanhã. O trabalho todo deve durar quatro meses.

Custódio e Joana Coimbra (foto: reprodução)
A incrível imagem que ilustra esta postagem foi clicada por Custódio José Bouças Coimbra, que começou a fotografar aos 11 anos de idade, quando seus irmãos mais velhos fundaram, com um grupo de amigos, um clube de fotografia em Quintino, bairro do subúrbio carioca onde nasceu e morou com a família. Até os 18 anos, foi mais laboratorista que fotógrafo, e explica por que: "Gostava do clima da luz vermelha e de ver as fotos aparecerem, como mágica".

Em sua caminhada profissional, ele passou pelas redações de importantes jornais do Rio de Janeiro, como O Repórter e Última Hora (ambos extintos), depois pelo Jornal do Brasil, até ser admitido no jornal O Globo, onde trabalha desde o final dos anos 1980. O que você achou da imagem? Deixe o seu comentário.







Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin