08 maio 2014

Mal súbito mata Jair Rodrigues

Elis Regina e Jair Rodrigues (foto: reprodução)

Jair e Elis formaram uma das duplas de maior sucesso da história da MPB. Juntos, de 1965 a 1967, eles comandaram o programa "O Fino da Bossa", na TV Record, onde deram verdadeiros espetáculos e em companhia de astros amigos como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Dorival Caymmi, entre outros, marcaram a história da televisão brasileira e ajudaram a divulgar e redefinir os rumos da música popular brasileira.

Jair Rodrigues de Oliveira, o Jair Rodrigues, morreu hoje, em sua residência, de um mal súbito. O "Cachorrão", apelido que foi dado por Raul Gil, era paulista de Igarapava, onde nasceu no dia 6 de fevereiro de 1939. Pai dos também cantores Jair de Oliveira e Luciana Mello, ele começou sua carreira nos anos 1960, apresentando-se em programas de calouros.

Em 1962, gravou aquele que é considerado seu registro de estreia, um disco de 78 rotações. Segundo o perfil, duas das músicas, "Brasil sensacional" e "Marechal da vitória", tinham como tema a Copa do Mundo daquele ano, no Chile, que foi vencida pela seleção brasileira.

Em 1964, gravou seus dois primeiros LPs, "Vou de samba com você" e "O samba como ele é". Seu maior sucesso no período foi a música "Deixa isso pra lá", tida como precursora do rap no Brasil. Marcada pelo movimento característico das mãos de Jair Rodrigues, a faixa foi regravada em 1999 em parceria com o grupo Camorra.

Jair Rodrigues também ficou conhecido pelo trabalho ao lado de Elis Regina. Como acima já foi dito, os dois começaram a trabalhar juntos em 1965 e lançaram o disco ao vivo "Dois na bossa". A boa repercussão do LP rendeu o convite para apresentar o programa "O Fino da Bossa", que estreou em maio daquele ano na TV Record. Com Elis, o cantor lançou em 1966 e 1967 outros dois volumes da série "Dois na bossa".

A vitória no II Festival de Música Popular Brasileira, em 1966, quando ele concorreu com "Disparada", música de Geraldo Vandré e Teo de Barros, foi outro ponto marcante em sua carreira. Na final, dividiu o primeiro lugar com "A banda", composição de Chico Buarque, interpretada Nara Leão.


G1




Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin