26 agosto 2014

Nova pesquisa aponta vitória de Marina Silva sobre Dilma Rousseff

Marina Silva (foto: reprodução)

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística - IBOPE deve divulgar hoje (26/08) uma nova pesquisa eleitoral mostrando o crescimento das intenções de voto em Marina Silva (PSB), que se consolida na segunda posição da disputa, com uma confortável distância em relação a Aécio Neves (PSDB), com quem já apareceu em empate técnico na pesquisa divulgada pelo Datafolha na semana passada. Ainda segundo a pesquisa do IBOPE, Marina venceria Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, num possível segundo turno, o que reitera a pesquisa feita pelo Datafolha, onde as duas já apareciam tecnicamente empatadas, mas com vantagem para Marina.

A nova coleta de dados confirma as especulações baseadas nas sondagens telefônicas diárias feitas pelos principais partidos, onde o crescimento da candidata do PSB é significativo. Tais pesquisas, porém, não são registradas na justiça eleitoral e servem apenas para orientar os estrategistas das campanhas.

A pesquisa IBOPE, que teve início no dia 23 e foi encomendada pela Rede Globo, deve ser divulgada nesta terça-feira. Ela foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral - TSE sob o nº BR-00428/2014.

Seus reflexos, porém, já começam a aparecer. A Bolsa de São Paulo, por exemplo, encerrou o movimento de ontem (25/08) com uma alta de 2,27%. O Ibovespa, seu principal índice, registrou 59.735,17 pontos, o maior patamar alcançado desde 1º de fevereiro de 2013, última data em que o indicador fechou com mais de 60 mil pontos.

Segundo analistas, o que puxou a alta foram as ações da Petrobras, que subiram mais de 5%, pressionadas pelos rumores da nova pesquisa eleitoral, o que, pelo menos em princípio, demonstra que o mercado financeiro está alinhado com a perspectiva de mudanças no quadro político brasileiro. É esperar pra ver!






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin