09 julho 2009

ANIVERSÁRIO DA APREMAVI


A APREMAVI - Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida tem como missão a defesa, preservação e recuperação do meio ambiente, dos bens e valores culturais, em busca da melhoria da qualidade de vida no Bioma da MATA ATLÂNTICA.
Foi fundada em IBIRAMA - SC, no dia 9 de julho de 1987. Hoje faz 22 (vinte e dois) anos! Essa postagem é uma homenagem ao trabalho até aqui desenvolvido pela instituição!





A Apremavi completa 22 anos de dedicação à conservação da natureza e à busca da melhoria da qualidade de vida da população. Nestes anos muitos foram os projetos, as ações, os temas, as lutas. Apesar de vários percalços e causas perdidas, muitos foram os avanços conquistados e compartilhados com inúmeras instituições parceiras, que trazem a certeza de se estar trilhando o caminho certo, afinal ainda existe muita coisa para ser realizada.

Quando em 09 julho de 1987, 19 pessoas levantaram uma bandeira contra a destruição da Mata Atlântica e a favor desse bioma que é um dos mais ameaçados do planeta e decidiram fazer isso usando duas estratégias distintas e complementares: a “boca no trombone” e a “mão na massa”, não se podia imaginar que esse trabalho fosse alcançar as fronteiras que tem alcançado. Atualmente a Apremavi conta com mais de 300 associados e uma eficiente equipe de colaboradores, entre voluntários, técnicos e funcionários que trabalham e contribuem de várias formas nos programas desenvolvidos.

Dentre as atividades cabe destaque ao viveiro de mudas “Jardim das Florestas”. Iniciado com 18 mudinhas num fundo de quintal, ele é hoje um dos maiores viveiros de mudas nativas do sul do Brasil, tanto em quantidade como em diversidade. Tem capacidade para produzir um milhão de mudas por ano de 120 diferentes espécies nativas da Mata Atlântica. Coletar sementes, semear e cuidar das mudinhas é apenas uma parte do trabalho. É necessário também convencer e ensinar as pessoas a plantar e cuidar das árvores. Nestes 22 anos foram plantadas pela Apremavi, dentro dos projetos da instituição, mais de 5 milhões de árvores nativas em centenas de propriedades em mais de 60 municípios.

O plantio de árvores nativas visando a restauração de ecossistemas vai continuar na pauta de forma prioritária, especialmente em tempos de mudanças climáticas, onde a cada dia que passa são necessárias, mais e mais ações visando a mitigação dos efeitos dessas mudanças. Uma das formas mais eficientes de combater o aquecimento global é o plantio de árvores. E a Apremavi não perde nenhuma oportunidade para fazê-lo. Tanto que no dia 11 de julho de 2009, em Atalanta, quando da realização de sua Assembleia Ordinária, será realizado mais um mutirão de plantio de árvores nativas do programa Clima Legal. Maiores informações no email: info@apremavi.org.br.

Mas a Apremavi tem também dado uma contribuição importante no que se refere ao planejamento de propriedades e paisagens, oferecendo aos proprietários rurais, informações sobre a recuperação de áreas de preservação permanente, em especial as matas ciliares e as nascentes, e o desenvolvimento de atividades sustentáveis, que tragam renda e benefícios aos proprietários e contribuam com a preservação ambiental. Com esses projetos vem demonstrando na prática que o cumprimento da legislação ambiental nas propriedades rurais, não só é possível e viável, mas fundamental para a sustentabilidade das mesmas.

Paralelamente ao desenvolvimento de projetos a Apremavi não tem esquecido de fazer o seu papel de ONG ativista, lutando para a criação de novas Unidades de Conservação e denunciando e combatendo os crimes ambientais, como os desmatamentos, que infelizmente continuam acontecendo em Santa Catarina.

A Apremavi apóia a criação de unidades de conservação públicas e particulares, como principal estratégia para a conservação da biodiversidade. Em Santa Catarina colaborou com a criação da Área de Relevante Interessante Ecológico da Serra da Abelha, do Parque Nacional da Serra do Itajaí, do Parque Nacional das Araucárias e da Estação Ecológica da Mata Preta. Estimula e ajuda na criação de unidades de conservação municipais, para proteger parte dos ecossistemas locais, dos mananciais hídricos, e para garantir espaços para pesquisa da biodiversidade, implantação e promoção do ecoturismo. Em Atalanta ajudou a criar e implantar o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica e, em Parceria com a Prefeitura e apoio de empresas, é responsável pela administração do Parque, que também é utilizado para educação ambiental, reuniões e cursos de capacitação.

Atualmente está trabalhando nas campanhas para a criação do Refúgio de Vida Silvestre do Rio da Prata e do Refúgio de Vida Silvestre do Rio Pelotas. Além disso, está terminando os processos para a criação de duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) próprias, a RPPN Irmãs Grimm, no município de Papanduva e a RPPN Serra do Lucindo, no município de Bela Vista do Toldo.

A Apremavi também tem chamado a atenção das autoridades públicas para a implementação de ações que possam prevenir e mitigar tragédias como a que aconteceu em novembro de 2008. Tragédias essas que tem uma ligação clara com a falta de cuidado com a preservação do meio ambiente. O dossiê “Santa e Frágil Catarina” compila uma série de informações importantes a esse respeito.

O fato é que esta cada vez mais claro que a sociedade civil, nos seus diversos setores, tem cada vez mais uma responsabilidade maior na implantação de políticas públicas sustentáveis, única forma de se assegurar a vida no planeta Terra.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin