05 julho 2009

O REI DE WIMBLEDON

Agência/EFE


Nem o próprio ROGER FEDERER podia imaginar um cenário melhor para a sua consagração. Tinha de ser em WIMBLEDON, onde ele surgiu para o tênis há exatos 08 (oito) anos. E tinha de ser justamente na Quadra Central lotada, sob os olhos da realeza britânica e testemunhas como BJORN BORG, MARTINA NAVRATILOVA, ROD LAVER.

O suíco agora tem 15 (quinze) títulos de simples em Grand Slams, um a mais que PETE SAMPRAS. Neste domingo, ROGER FEDERER venceu o americano ANDY RODDICK por 5/7, 7/6(6), 7/6(3), 3/6, 16/14. Teria sido só mais uma vitória, a de número 19 (dezenove) em 21 (vinte e uma) partidas sobre o seu maior freguês. Desta vez, porém, o jogo valia o recorde de títulos de simples em Grand Slams.

O drama de um jogo de cinco sets, que durou 4h16m, fez jus à ocasião. FEDERER triunfou pela 15ª vez e agora detém sozinho a marca mais importante do tênis, deixando para trás outro grande nome daquele esporte: PETE SAMPRAS.

Leia todos os detalhes da conquista de FEDERER clicando aqui.


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Um grande não se faz apenas na arena de seu esporte, mas também fora dela, na vida pessoal, na convivência com a sociedade.

    Leiam a biografia de Roger Federer (WIKIPÉDIA):

    Federer é o primeiro homem desde Mats Wilander em 1988 a ganhar três dos quatro torneios do Grand Slam de tênis na mesma temporada (2004), feito que repetiu em 2006 e 2007.

    Entre 1970 e 2005, nenhum homem conseguiu disputar todas as finais dos quatro torneios do Grand Slam numa mesma temporada: Roger Federer realizou tal feito duas temporadas seguidas, em 2006 e 2007, totalizando dez finais seguidas disputadas entre 2005 e 2007, das quais venceu oito.

    Na edição de 2009 de Wimbledon, atingiu a vigésima-primeira semifinal consecutiva em grand slams e o décimo-quinto título de Grand Slam, marcas jamais atingidas por qualquer outro tenista.

    Federer também é o primeiro tenista da história a vencer os torneios de Wimbledon e US Open na mesma temporada quatro anos seguidos (2004-2007). Ao vencer o Master Series de Madri de 2006 ultrapassou Sampras em número de Master Series conquistados, e se igualou a Borg em número de vezes consecutivas vencendo Wimbledon (cinco vezes) em 2007[12][13][14][15][16].

    Federer detém o recorde histórico de 237 semanas consecutivas como número 1 mundial, entre 2 de fevereiro de 2004 e 17 de agosto de 2008. Ao vencer o US Open em 2008 pela quinta vez consecutiva, tornou-se o primeiro tenista da era Open a realizar tal feito, o primeiro desde Bill Tilden, que venceu o torneio entre 1920 e 1925, e também o primeiro tenista da história a vencer dois torneios do Grand Slam cinco vezes seguidas (Wimbledon 2003-2007 e US Open 2004-2008).

    Com a final de Wimbledon de 2009, Federer disputou a final de 16 dos últimos 17 torneios do Grand Slam, a exceção sendo a final do Aberto da Austrália de 2009. Ao todo, disputou 20 finais de torneios do Grand Slam, vencendo 15 delas, o que o coloca como o maior vencedor de torneios do Grand Slam de todos os tempos.

    Com a vitória sobre Robin Söderling na final de Roland Garros 2009, Federer se tornou, juntamente a Andre Agassi, o único tenista a vencer os quatro Grand Slams em pisos diferentes (Rebound Ace na Austrália, saibro na França, grama na Inglaterra e DecoTurf nos EUA). Com tudo isso, Federer aos 27 anos já é considerado pela maioria dos especialistas, jogadores e ex-jogadores do tênis como o melhor e maior jogador da história.

    Federer foi número 1 juvenil, e já no início da carreira conquistou vitórias significativas, como sobre Gustavo Kuerten no saibro e Pete Sampras em Wimbledon 2001. Mas sua carreira realmente ganhou destaque quando conquistou o título em Wimbledon em 2003. No mesmo ano, foi campeão da Masters Cup, em Houston, e terminou o ano como número 2 do ranking mundial.

    Em julho de 2009, após vencer o Aberto de Wimbledon, Federer tornou-se o maior vencedor de Grand Slams de todos os tempos com 15, superando Pete Sampras, e recuperou o primeiro lugar no ranking da ATP.

    Federer recebeu o prêmio Laureus quatro vezes nos anos 2005, 2006, 2007 e 2008.

    Federer é notado pela pureza de seus gestos e pela inteligência do seu jogo. É apelidado de rubber-man (homem borracha) por conta da soltura de seus movimentos. Ele fala fluentemente suíço-alemão, alemão, inglês e francês, realizando conferências de imprensa nas quatro línguas.

    Roger Federer é conhecido também por ser uma ótima pessoa fora das quadras. Sua simpatia conquista até seus adversários. Além disso, possui uma organização, a Fundação Roger Federer, que auxilia crianças carentes na África do Sul, terra natal de sua mãe.

    ResponderExcluir
  2. O Carlos Roberto deu todo o serviço. O cara é um gênio do esporte. Um monstro do tênis.

    ResponderExcluir
  3. É verdade! O Federer é mais um nome na história do esporte. Mas não um nome comum. Um verdadeiro rei das quadras de tênis. E detalhe que também já li numa reportagem há algum tempo: presta um grande serviço social, ajudando as crianças carentes da África do Sul. Grande sujeito! Grande atleta!

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!