30 setembro 2010

OS FLINTSTONES

Não me lembro o ano exato em que eles chegaram à televisão brasileira, mas se não me engano, quando isso aconteceu eu estava com de 12 ou 13 anos de idade. Minha casa não tinha televisão, e por isso, aos domingos, quando o programa ia ao ar, eu e meus irmãos tínhamos que disputar um espaço no muro da casa do Eudes, um vizinho que tinha um belo e enorme aparelho de TV, coisa rara na época. Nós ficávamos empoleirados no muro e víamos a televisão através da janela que ficava aberta. Não dava para ouvir direito, mas simplesmente "ver" nos bastava. Tudo para poder assistir Os Flintstones! É isso mesmo: Os Flintstones, que estão fazendo 50 anos!


Os Flintstones são os personagens de uma famosa série de televisão animada produzida pela Hanna-Barbera, de 1960 a 1966. O desenho, que retrata o cotidiano de uma família de classe média da Idade da Pedra, segundo cálculo de especialistas, já foi assistido por 300 milhões de espectadores em 80 países, sendo dublado em 22 idiomas.

No desenho animado, a família Flintstone vive na cidade pré-histórica de Bedrock, e Fred, o chefe do clã, trabalha numa pedreira e dirige um carro com rodas de pedra, movido pelos pés. Eles têm uma família de amigos, o casal Rubble, e animais de estimação: um dinossauro e um tigre dente de sabre. Com o tempo, surgiram a filha Pedrita, dos Flintstones, em 1962, e o filho adotivo Bambam, dos Rubbles, em 1963.

Exibida pela primeira vez em 30 de setembro de 1960, Os Flintstones foi a primeira e a mais duradoura série animada de comédia de todos os tempos, além de ter sido a primeira animação a exibir uma história contínua num episódio de meia hora, ao contrário dos desenhos animados da época, bem mais curtos. Ela foi também a primeira série de animação exibida em horário nobre, e tornou seus criadores, a empresa Hanna-Barbera Productions, um dos maiores estúdios de Hollywood.

A criação de Os Flintstones foi inspirada na sitcom The Honeymooners e na animação Stone Age Cartoons. Várias piadas de Stone Age são retomadas em Os Flintstones, como os jornais de pedra e o uso de animais como eletrodomésticos.

A série é construída como uma versão fantástica do passado remoto, com o uso da tração animal e outras tecnologias anteriores à era industrial, e materiais como peles, madeira e pedra, embora os humanos tenham hábitos semelhantes aos de uma família moderna do século XX. Nesse cenário anacrônico, o homem convive com dinossauros e mamutes.

Os Flintstones era, originalmente, uma série direcionada ao público adulto. Nos dois primeiros anos de produção, o desenho era fortemente ligado à marca de cigarros Winston, e as personagens apareciam fumando em comerciais, mas mudou seu público-alvo para os jovens e crianças a partir da terceira temporada, quando nasceu a personagem Pedrita, ocasião em que o principal patrocinador passou a ser a fabricante de sucos de uva Welsh's, e os episódios adquiriram uma orientação mais familiar.


Os Flintstones moram em Bedrock, uma cidade com 2.500 habitantes, no ano 1.040.000 A.C., onde Fred Flintstone ganha a vida como operador de dinossauro da Slaterock Gravel Company. Ele é casado com Wilma e pai de Pedrita, sendo exímio jogador de boliche e membro da confraria dos Búfalos d'Água. Seu patrão é o Senhor Pedregulho. O prato preferido de Fred é o Brontossaurobúrguer (ou Brontoburguer) com Cactus-Cola e também Costelas de Brontossauro. Nos episódios, Fred sempre entra em confusão. Seu famoso bordão é "yabadabadoo".

Wilma Flintstone é uma exímia dona-de-casa, mãe de Pedrita. Sua melhor amiga é Betty Rubble. Wilma já pensou em trabalhar fora várias vezes, mas seu marido Fred é contra. Na série animada, Wilma é da classe operária, assim como Fred; porém, no filme Viva Rock Vegas, é de família rica. Pedrita, filha do casal, casa-se com Bambam Rubble quando cresce. A mãe de Wilma, Pearl Slaghoople, visita freqüentemente a família, trazendo aborrecimentos constantes a Fred, dando continuidade ao eterno, universal e engraçadissimo conflito entre sogra e genro. O mascote da família Flintstone é Dino, que sempre lambe seu dono quando ele chega do trabalho.

O melhor amigo de Fred é Barney Rubble, com quem ele sempre acaba brigando. Barney é casado com Betty e pai adotivo de Bambam. Se Fred faz alguma trapalhada, Barney estará junto, mesmo contra a sua vontade, pois Fred o obriga a fazer coisas que ele não quer. Ainda quando o personagem tem uma boa idéia, Fred a toma para sí e ainda chama o amigo de nanico.

Bambam Rubble é o filho adotivo de Barney e Betty, conforme mostrado em episódio da série. Ele foi deixado à porta da casa dos Rubbles logo após o nascimento de Pedrita. Conhecido por sua força descomunal, ele ama Pedrita desde a infância.

Hoppy, um híbrido de canguru e dinossauro, é o mascote dos Rubbles. No primeiro episódio em que apareceu, foi confundido com um rato gigante por Fred, na garagem dos Rubbles. A confusão de um canguru com um rato de tamanho descomunal também ocorreu em outro desenho famoso de Hanna-Barbera, com o personagem Sylvester (Frajola), um rato e um filhote de canguru.

Você não conheceu Os Flintstones? Pena... Não sabe o que perdeu!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. qualquer que seja a arte, não importa, cinema, música, cartoon, ... mesmo que seja pra comemorar um aniversário, no mesmo dia em que se tem notícia da morte de um cara feito o tony curtis. ambos me tornaram uma pessoa melhor.
    beijo. re.

    ResponderExcluir
  2. 50 anos! Caramba !!! Ops! Iabadabadu
    Carlos não era nada mau que tívessemos eles de volta
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, Rê!

    Somos privilegiados porque tivemos a chance de conviver com os Flintstones, o Mickey, o Pato Donald, a Margarida e toda aquela turma que sempre nos ensinou que o bem é sempre mais forte que o mal, que vale a pena ser correto, honesto.

    Pode parecer saudosismo idiota, mas não é! Nosso mundo foi bem diferente do atual, onde impera a violência (inclusive nos desenhos animados), a corrupção, o sexo, etc, etc, etc...

    "Yabadabadoo" pra nós!!!...

    ResponderExcluir
  4. Seria ótimo, Eninha!

    Você ainda é muito jovem, mas eu, com certeza mais rodado, adoraria assisti-los de novo e relembrar o meu tempo de criança, trepado no muro para ver o Fred e sua turma!

    Tempo bom...

    Um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!