15 agosto 2012

Elvis Presley, a voz que se calou há 35 anos

Há 35 anos, exatamente no 16 de agosto de 1977, o mundo do rock perdeu Elvis Presley, então com 42 anos de idade, encontrado sem sentidos dentro de casa pela namorada, Ginger Alden. Socorrido, chegou morto ao hospital. Desaparecia um dos maiores ídolos da história da música internacional.

Filho único e muito mimado, até porque sobrevivente de um parto de gêmeos que deixou sua mãe incapaz para outra gravidez, Elvis Aron Presley nasceu em Tupelo, no Mississipi - EUA, no dia 08 de janeiro de 1935, e atraiu para si todo o carinho dos pais, com quem morou por muito tempo em condições precárias, o que começou a mudar por acaso, quando o jovem entrou numa pequena gravadora em Memphis e gravou seu primeiro disco para presentear a mãe, gastando todo o dinheiro que tinha no bolso: exatos quatro dólares. Começava ali a trajetória do maior e mais revolucionário vendedor de discos da história.

Ao contrário do que muitos pensam, Elvis nunca estudou música, mas desde menino se interessou pela música de sua época, com destaque para os intérpretes de blues. Chegou a cantar na igreja frequentada pela família, mas sem chamar a atenção. Quando gravou o disco para a mãe, o controlador da mesa de som lhe disse sem muita empolgação:

- Você tem uma voz incomum, deixe seu endereço e quem sabe um dia alguém te procura.



Um ano depois, um emissário da gravadora o procurou e lhe propôs gravar Without You, balada que acabou não dando o resultado que ambos esperavam. Nos intervalos das gravações, porém, Elvis costumava dedilhar sua guitarra e cantar uma música muito conhecida nas rádios, mas o fazia de uma forma diferente daquilo que as pessoas estavam acostumadas ouvir na época. O agente, então, pediu que ele gravasse I Don´t Care If the Sun Goes Down e Blue Moon of Kentucky e vendeu as faixas junto com uma coletânea de outros cantores regionais. Numa única semana, o álbum vendeu 7 mil cópias.




Menos de um ano depois, o “cantor esquisito do Tennessee”, expressão que alguns usavam para se referir a Elvis, já despontava nas paradas sucesso da grande Nova Iorque. Nascia ali o Rei do Rock. Em 1956, ele fechou contrato com uma das maiores gravadoras de discos da época, a RCA, responsável pelo lançamento do álbum solo Heartbreak Hotel, que vendeu mais de dois milhões de cópias.

Elvis tornou-se um ídolo da juventude de todo o planeta, despertando a paixão das mulheres e a admiração dos homens. Era adorado por suas performances eletrizantes e frenéticas e pela voz rouca que embalou os sonhos de uma legião de jovens na América e em todo o restante do mundo. No dia 16 de agosto de 1977, como frisei na introdução, Elvis se calou para sempre, deixando vazio o trono do Rei do Rock.

Para quem o conheceu, vale a pena relembrar. Se você não teve este privilégio, preste atenção em My Way, um dos maiores sucessos de Elvis Presley.






Vídeo: jobaga



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin