13 agosto 2012

Orgasmo previne doenças físicas e mentais

Você sabia que o orgasmo, muito além de uma sensação momentânea de prazer, pode ter enorme significado na sua saúde? Não? Então preste atenção nesta notícia!

A psicanalista Madalena Salamanca, especializada em sexo, disse em recente entrevista, que a ausência do prazer sexual pode acarretar diversos tipos de doenças e transtornos mentais.

Segundo ela, o orgasmo é importante no equilíbrio humano, pois é através dele que se satisfaz o desejo sexual, um dos instintos essenciais do indivíduo.

Ainda de acordo com ela, boa parte dos problemas sociais e profissionais enfrentados pelo ser humano estão vinculados à insatisfação sexual, citando a ansiedade como um exemplo de transtorno ligado à ausência do orgasmo.


Na mesma linha de raciocínio, a psicóloga Ana Luna afirma que "fisiologicamente, a descarga de muitas tensões que o ser humano acumula se produz por meio do orgasmo".




Um estudo realizado há alguns meses por cientistas da Universidade de Rutgers, no Estado americano de Nova Jersey, concluiu que o orgasmo ativa mais de 80 diferentes regiões do cérebro, o que foi possível determinar utilizando imagens de ressonância magnética do cérebro de uma mulher no momento do orgasmo, quando quase todo o cérebro se torna amarelo, sintoma de que o órgão está praticamente todo ativo, o que também pode ser medido pelos níveis de oxigênio, que vão do vermelho intenso ao amarelo claro, causando situações de impacto em todo o organismo.

- Há outros benefícios porque todo esse sangue oxigenado que flui pelo corpo chega aos microssensores da pele e vai para todos os órgãos - afirma Ana Luna.

Magdalena Salamanca acrescenta que a saúde física e psíquica dos indivíduos está sempre muito vinculada à satisfação sexual proporcionada pelo orgasmo, o que parece comprovado pelo estudo da Universidade Rutgers.

Ainda segundo a pesquisa, a atividade cerebral iniciada pelo orgasmo se propaga por todo o sistema límbico, que está diretamente relacionado às emoções e à personalidade, o que faz com psicólogos como Ana Luna acreditam que uma personalidade sadia depende muito da satisfação sexual.

- Quando você não tem orgasmo toda essa energia fica represada - explica a pesquisadora,  acrescentando que, na maioria das vezes, a ausência do prazer sexual faz com que a pessoa se torne irritadiça, triste, rabugenta e tenha até mesmo dificuldades para sorrir.

Aliás, na visão dos cientistas, o orgasmo funciona para o cérebro como uma verdadeira "sinfonia", um "show de fogos artificiais". Você concorda com isso? Ou anda tão irritado(a) e triste que nem sabe responder? Cuidado, deve ser falta... Deixa pra lá... 





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin