17 março 2013

Tatuador que pintou o olhos de preto diz que chorou tinta por dois dias

(Foto: Fabio Rodrigues/G1)

A tatuagem já foi tema de diversas postagens aqui no Dando Pitacos, o que você pode conferir em Tatuagem anal pode ser a nova tendência feminina, onde uma jovem relata que já tatuou o nome de dois ex-namorados no ânus; em Mulheres tatuadas, que além de explicar que a tattoo "é um desenho feito na pele humana através de aplicação subcutânea com a introdução de pigmentos por agulhas", mostra várias fotos de belas garotas com a técnica aplicada no corpo, e em Foto banida pelo Facebook vira polêmica na internet, texto que conta a história de uma mulher que teve o colo tatuado para esconder os efeitos de uma mastectomia dupla (retirada dos dois seios), mas teve sua imagem excluída do Facebook em nome da política de privacidade da rede social, que não autoriza nudez em suas páginas.

A história de hoje é um pouco mais bizarra, e conta como Rodrigo Fernando dos Santos, 39 anos, conhecido em São Carlos (SP) como Musquito, resolveu escurecer a parte branca (esclera) de seus olhos, utilizando uma técnica conhecida como eyeball tattoo, que consiste em injetar tinta na camada de proteção dos olhos, num processo irreversível.

- Chorei tinta dois dias. Agora só mudando a cor para ficar branco de novo. Mas ainda assim acho que fica meio cinza - conta Rodrigo, que também é tatuador, e se apressa em explicar que não se inspirou em em ninguém e só tatuou os olhos "pela arte e para ficar diferente."

O procedimento, que durou cerca de duas horas e pelo qual Rodrigo pagou R$ 1,7 mil, é muito conhecido nos Estados Unidos, e foi realizado em Jundiaí - SP pelo também tatuador Rafael Leão Dias, de 31 anos, que é considerado o único profissional capaz de realizar esse tipo de trabalho no país. De acordo com ele, a tinta usada nesse tipo de arte é importada e não pode ser a mesma utilizada nas tatuagens convencionais. Além disso, uma agulha especial é utilizada como se fosse uma seringa, e para colorir toda a esclera são necessárias três aplicações em cada olho.

- Não há perfuração. A aplicação é feita entre a camada conjuntiva e a esclera, que protege o olho. Estudei a técnica durante dois anos e fiz a primeira aplicação em outubro de 2012. O procedimento não é proibido nem aqui nem fora do país. Não há risco nem dor devido ao uso de um colírio - afirma Dias, que é tatuador há sete anos.

Para a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, o procedimento invasivo é desaconselhável e pode causar inflamação interna, levando à perda da visão. O especialista João Alberto Holanda de Freitas, vice-presidente da instituição, garante que o método é inteiramente nocivo e não adequado.

- Isso pode dar alguma complicação, com uma uveíte (inflamação interna) e a pessoa perder a visão. A recomendação é não fazer. O consenso da oftalmologia brasileira é para que não se faça isso - aconselha o médico.

O que você acha da tatuagem feita por Rodrigo? Mesmo adepto de uma tatoo, você também daria uma outra cor aos seus olhos? Deixe um comentário.







Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin