25 fevereiro 2014

Adidas usa a Copa do Mundo para sugerir turismo sexual no Brasil

Foto: reprodução

Uma loja situada no Shopping Westfield, na cidade de São Francisco - Califórnia - EUA, que comercializa produtos supostamente fabricados pela Adidas (digo supostamente porque assim como falsificam aqui, podem falsificar lá) está vendendo camisetas alusivas à Copa do Mundo que estampam a frase "I love Brasil", com a palavra "love" representada por um coração estilizado que parece querer mostrar as nádegas de uma mulher vestindo um biquíni fio dental. Outras camisetas mostram imagem de uma mulher sensual, também de biquíni, com o Pão de Açúcar ao fundo e uma mensagem: "Looking to score", que alguns estão interpretando como algo próximo de fazer gols e pegar garotas, numa espécie de incentivo ao turismo sexual.

O vendedor da loja, que disse não ter notado que as estampas das camisetas têm conotação sexual, informou que o modelo masculino está sendo vendido a US$ 25 e o feminino a US$ 22, acrescentando que o material vem tendo boa saída, principalmente quando traz a logomarca oficial da Fifa. O rapaz informou também que as duas camisetas fazem parte da coleção que estaria sendo vendida em todas as lojas da Adidas.


Foto: reprodução

Ao tomar conhecimento da notícia, Flávio Dino, presidente da Empresa Brasileira de Turismo - Embratur, reagiu, indignado:

- Não aceitaremos que a Copa seja usada para práticas ilegais, como o chamado turismo sexual. Exigimos que a Adidas ponha fim à comercialização desses produtos - disse Dino, acrescentando "que no Brasil há leis duras para reprimir abusos sexuais e as polícias irão atuar nesses casos no território nacional", e que vai trabalhar para que as camisetas que estão sendo vendidas nos Estados Unidos sejam recolhidas.

No mesmo tom, a secretária de Enfrentamento à Violência da Secretaria de Políticas Para Mulheres, Aparecida Gonçalves, criticou a iniciativa da Adidas.

- Achei uma campanha complicada. Para não dizer outra coisa. O legado que o Brasil tem para as mulheres não é esse. Estamos num país em que, efetivamente, as mulheres estão tendo mais acesso e lutando por igualdade. Não vamos aceitar esse tipo de propaganda da Adidas nos Estados Unidos. É inadmissível. Avançamos quando elegemos uma presidente da República mulher, temos partidos políticos que discutem paridade entre homem e mulher no Parlamento; mulheres que estão no mercado de trabalho ocupando espaço nas empresas, que são grandes empresárias, grandes executivas - disse, esclarecendo que o ministério vai analisar que medidas o episódio está a exigir.

Você acha que a imagem que abre o post tem conotação sexual? As nádegas mostradas no coração estilizado seriam um apelo sexual ou uma simples alusão à beleza da nossa mulher, tão decantada por todos nós? Além disso, desde quando fazer apologia à bunda da mulher brasileira, que é quase um símbolo nacional, significa incentivar o turismo sexual? Por outro lado, a tradução simples da expressão "Looking to score" significa "Olhando para marcar", o que é bem diferente de "fazer gols e pegar garotas", como sugere o texto da reportagem de O Globo. Será que há motivo pra tanto barulho ou tem gente querendo jogar pra galera? Qual a sua opinião? Deixe um comentário.

Atualização: Através de uma nota oficial, a Adidas informou ao final desta terça-feira (25/02) que suspendeu as vendas das camisetas mencionadas na postagem. Eis o comunicado:

"A Adidas sempre acompanha de perto a opinião dos consumidores e parceiros, e em resposta aos seus comentários anuncia que os produtos em questão não mais serão comercializados pela marca. É importante frisar que trata-se de uma edição limitada que estaria disponível apenas para os Estados Unidos".

Continuo achando que as imagens, ao contrário da interpretação de alguns, não têm o duplo sentido que lhes foi atribuído. A Adidas, na minha opinião, resolveu tirar as camisetas de circulação, primeiro, por uma questão estratégica, e depois porque, como diz a nota por ela distribuída, "trata-se de uma edição limitada que estaria disponível apenas para os Estados Unidos".



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

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