02 março 2014

Bloco dos mijões continua emporcalhando as ruas do Rio

Foto: reprodução

Carnaval vem, Carnaval vai, e nada se modifica. Um grupo de mulheres que desfilavam no bloco Escangalha, ontem (01/03), no baixo Gávea - RJ, voltou a utilizar a velha "paredinha" de proteção, para dar aquela aliviada rápida no meio do desfile. Com a ajuda de um veículo parado à beira da calçada, as mijonas abriram suas cangas e deixaram cair. Uma de cada vez, elas iam dando aquela abaixadinha e emporcalhando a Rua dos Oitis, protegidas dos olhares dos curiosos e também dos agentes da Guarda Municipal.


O flagrante de ontem, na Gávea (foto: Mariana Fonseca/reprodução)

A jornalista Mariana Fonseca, que fez o flagrante da janela de seu apartamento, disse que "esse era um grupo de amigas, mas um pouco mais à frente me falaram que tinha um outro grupo cobrando R$ 2 para que fizessem xixi lá".


A imagem registrada no Carnaval de 2012 (foto: reprodução)

O Dando Pitacos abordou o tema no Carnaval de 2012, sob o título "A folia dos mijões". A operação de combate à desordem realizada por agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública - SEOP, com apoio da Guarda Municipal, chegou a deter 106 pessoas, entre as quais 24 mulheres, por urinarem nas ruas durante o desfile do bloco Cordão do Boitatá, no Centro do Rio de Janeiro. Na ocasião, desde o início dos desfiles dos blocos pré-carnavalescos, a SEOP ecaminhou para as delegacias de polícia 623 homens e 83 mulheres por urinarem nas ruas, a maioria no desfile do bloco carnavalesco Cordão da Bola Preta, que reuniu cerca de 2,2 milhões de pessoas.

Como se pode ver, o aumento de pessoas nas ruas do Rio de Janeiro na época do Carnaval, fato perfeitamente previsível, ainda parece ser um enigma para as autoridades, o que mostra que a cidade ainda não está preparada para os grandes eventos, como deu pra notar no primeiro dia dos festejos de Momo, quando milhares de passageiros, inclusive idosos e crianças, ficaram mais de seis horas na Rodoviária do Rio de Janeiro à espera dos ônibus que os levariam aos seus destinos.

Voltando aos porcalhões, até acredito que ninguém mija na rua pra se divertir, principalmente as mulheres, que para isso precisam botar a bunda de fora. Daí, perfeitamente cabível a pergunta feita na postagem anterior: afinal, estão faltando banheiros públicos ou educação? Ou será que as duas coisas? Deixe o seu comentário.






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin