13 junho 2013

Âncora da CBS é chamada de gorda e responde telespectador



Na língua inglesa, a palavra bullying define a forma pela qual uma pessoa amedronta, constrange, causa dor ou fere outro ser humano, principalmente no plano emocional. A violência, física ou psicológica, é praticada em atos intencionais e repetidos, sempre dentro de uma relação desigual de poder.

Segundo a Wikipédia, "em 20% dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras de bullying, ou seja, em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida".

Um dos exemplos das graves consequências que o bullyng pode acarretar ficará marcado para sempre na memória dos cariocas, que no dia 07 de abril de 2011 acordaram com a notícia que Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, empunhando dois revólveres, invadira a Escola Municipal Tasso da Silveira, assassinando 12 crianças. Nas minhas andanças pela internet, fiquei sabendo (não sei se a informação é verdadeira) que o criminoso teria sofrido o bullying quando aluno da mesma escola. Por ser manco, ele era chamado de suingue pelos colegas.

Ainda de acordo com a Wikipédia, "pesquisas indicam que adolescentes agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar. Também tem sido sugerido que uma deficiência em habilidades sociais e um ponto de vista preconceituoso sobre subordinados podem ser particulares fatores de risco. Estudos adicionais têm mostrado que enquanto inveja e ressentimento podem ser motivos para a prática do assédio escolar, ao contrário da crença popular, há pouca evidência que sugira que os bullies (ou bulidores) sofram de qualquer déficit de autoestima. Outros pesquisadores também identificaram a rapidez em se enraivecer e usar a força, em acréscimo a comportamentos agressivos, o ato de encarar as ações de outros como hostis, a preocupação com a autoimagem e o empenho em ações obsessivas ou rígidas".

Tudo leva a crer que os comportamentos agressivos surgem na infância, e se não forem controlados, podem se tornar habituais. A prática do assédio escolar durante a infância pode levar a criança a adotar um comportamento criminoso e a praticar atos de violência doméstica quando na idade adulta. Por isso, acho que vale a pena dar uma olhadinha neste vídeo, que me foi sugerido pelo Raphael Bruno. Assista-o e deixe um comentário.







Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin