06 março 2009

Intolerância!

A notícia mesmo já tem alguns dias, mas a intolerância parece que já tem milênios e não melhora nem um pouquinho.

05/03/09 - 06h00 - Atualizado em 05/03/09 - 09h10

Arcebispo excomunga médicos e parentes de menina que fez aborto

Garota de 9 anos teria sido violentada pelo padrasto. Médico diz que havia risco de morte caso a gravidez continuasse.

Do G1, com informações do Jornal da Globo

O arcebispo de Olinda e Recife excomungou nesta quarta-feira (4) a mãe, os médicos e outros envolvidos no aborto sofrido por uma menina de 9 anos. Segundo a polícia, o padrasto confessou que abusava da garota. Ele seria o pai dos gêmeos que ela esperava. Veja o site do Jornal da Globo

Ao justificar sua ação, dom José Cardoso Sobrinho disse que, aos olhos da Igreja, o aborto foi um crime e que a lei dos homens não está acima das leis de Deus.

A menina está em uma maternidade pública do Recife. Assim que foi internada, na terça-feira (3) à noite, começou a receber doses de um medicamento para interromper a gravidez. No fim da manhã desta quarta, o aborto se consumou, segundo direção de hospital. "Se a gravidez continuasse, o dano seria pior. O risco existiria até de morte ou de uma sequela definitiva de não poder mais engravidar”, explica o médico Olímpio Moraes.

Mas, para a equipe médica, não foi uma decisão simples. A realização do aborto passou a contar com oposição declarada do arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, um integrante da ala conservadora da Igreja. “A lei de Deus está acima de qualquer lei humana. Então, quando uma lei humana, quer dizer, uma lei promulgada pelos legisladores humanos, é contrária à lei de Deus, essa lei humana não tem nenhum valor”, acredita.

“Há duas indicações legais no abortamento previsto em lei, que é o estupro e o risco de vida. Ela está incluída nos dois e, como médico, a gente não pode deixar que uma menina de 9 anos seja submetida a sofrimento e até a pagar com a própria vida”, rebate o médico.

A reação do arcebispo foi imediata. Assim que soube que o aborto havia sido consumado, dom José Cardoso Sobrinho disse que a Igreja Católica considera que houve um crime e um ato inaceitável para a doutrina. E decidiu: todas as pessoas que participaram do aborto, com exceção da criança, estão excomungadas da Igreja.

“Para incorrer nessa penalidade eclesiástica, é preciso maioridade. A Igreja, então, é muito benévola, quer dizer, sobretudo, com os menores. Agora os adultos, quem aprovou, quem realizou esse abordo, incorreu na excomunhão. A Igreja não costuma comunicar isso. Agora, a gente espera que essa pessoa, em momentos de reflexão, não espere a hora da morte para se arrepender”, afirma.

Entidades de defesa da mulher, da criança e do adolescente não concordam com a decisão do arcebispo. “Há organizações que não levam em consideração a vida dessa menina em um momento como esse e fazem um enorme desserviço em criar uma polêmica em torno de um caso que está garantido por lei e que há uma decisão da responsável pela menor no sentido de encaminhar dessa forma como está sendo encaminhado”, afirma a educadora do SOS Corpo Carla Batista.

O teólogo e ex-professor da PUC de São Paulo João Batistiole comentou a excomunhão dos envolvidos no aborto legal. “Acho que é uma posição dura, difícil de entender, uma posição institucional. Acho que a igreja perde um pouco da credibilidade perante seus fieis”, avalia.

Antes de mais nada, quero me posicionar. Não sou uma dessas feministas que andam queimando sutiãs e, particularmente, sou contra o aborto e minha religião também não o aprova.

Mas nunca fui contra o bom senso e acredito piamente que se Deus deu ao homem um cérebro para que aprendesse a salvar vidas dos seus semelhantes e um coração para ser solidário com a dor alheia, então também deu a capacidade de julgar e de desenvolver o bom senso.

Em primeiro lugar, não se trata de interromper duas vidas e sim, de salvar uma vida. A menina tem 9 anos, ou seja, uma criança. Uma gravidez de gêmeos já seria de risco para uma mulher na sua melhor fase procriativa. O mais provavel de acontecer nessa história seria a morte da menina e dos gêmeos.

Além disso, há a questão psicológica. Uma MENINA de 9 anos é uma criança! Não estamos falando de gravidez na adolescência, e sim na infância. Há também o trauma emocional! A menina não engravidou do namoradinho!

Meu Deus será que é tão difícil para aquele que se diz "um representante de Deus na Terra" entender todas as nuances desse caso? Talvez... seja o velho hábito de se apegar a dogmas e letras mortas.... Depois não sabem porque a Igreja está se esvaziando. A polêmica criada foi realmente um desserviço..

Desculpem-me os católicos, mas isso não tem nada a ver com religião.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Ana Kristina:

    Você tem razão! A posição adotada por esse senhor chega às raias do absurdo.

    Aliás, na minha opinião, afirmar que “a lei de Deus está acima de qualquer lei humana" e que "quando uma lei humana, quer dizer, uma lei promulgada pelos legisladores humanos, é contrária à lei de Deus, essa lei humana não tem nenhum valor”, é quase uma incitação à desobediência civil! E se a moda pega...

    ResponderExcluir
  2. Já viram as notícias de hoje?

    O Arcebispo disse que não irá excomungar o suposto (já confesso) estuprador. Segundo ele, "o aborto é mais grave".

    Se era aparição na mídio o que ele queria, conseguiu, inclusive na mídia internacional. Mas me preocupo é com as "ovelhas do rebanho"...

    É, Carlos... se a moda pega...

    ResponderExcluir
  3. Ana Kris:

    Meu pai diz que vc é uma pessoa muito sutil e inteligente, o que a gente consegue sacar logo que lê o que vc escreve. Não tem muito que falar. É só uma questão de de bom senso. Como vc disse "depois não sabem porque a Igreja está se esvaziando".

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!