23 janeiro 2011

Invertendo a situação

Rir ainda é o melhor remédio em algumas situações, não é verdade? Todo mundo já enfrentou e certamente ainda vai enfrentar situações de stress com a verdadeira via-crucis a que tem que se submeter toda vez que precisa fazer contato com os departamentos de telemarketing das empresas concessionárias de serviços públicos, com destaque, é claro, para aquelas que operam o sistema de telefonia. Por que não inverter essa situação, pelo menos uma vez na vida? Por que não transferir para o lado de lá, da concessionária, a aflição e o desgaste que os seus critérios de atendimento causam do lado de cá, o nosso lado?


Imaginemos essa situação:

Meu telefone toca...

- Alô!

- Alô! Posso falar com o responsável pela linha?

- Pois não, pode falar!

- Quem fala, por favor?

- Edson!

- Senhor Edson, aqui é da OI! Estamos ligando para oferecer a promoção OI - Linha Adicional, onde o senhor tem direito...

- Desculpe interromper, mas quem está falando?

- Aqui é Rosicleide Judite, da OI, e estamos ligando...

- Rosicleide, me desculpe, mas pra minha segurança e segurança da minha família, gostaria de conferir alguns dados antes de continuar a conversa. Pode ser?

- Bem, pode...

- De que telefone você fala? Meu bina não identificou a chamada...

- 10331...

- Você trabalha em que área da OI?

- Telemarketing Pro Ativo.

- Você tem número de matrícula na OI?

- Senhor, desculpe, mas não creio que essa informação seja necessária...

- Então terei que desligar, senhorita! Não me sinto seguro sem a certeza de que realmente estou falando com uma funcionária da OI. Desculpe, mas são normas da nossa casa...

- Mas posso garantir...

- Além do mais, sou sempre obrigado a fornecer os meus dados a uma legião de atendentes todas as vezes que tento falar com a OI.

- Tudo bem, senhor... Minha matrícula é 34591212.

- Só um momento enquanto verifico. Depois de dois minutos...

- Só mais um momento, por favor! Mais cinco minutos...

- Senhor?

- Só mais um momento, por favor! Nossos sistemas estão lentos hoje...

- Mas senhor...

- Pronto, Rosicleide! Obrigado por ter aguardado. Qual é o assunto?

- Aqui é da OI, estamos ligando para oferecer uma promoção que dá direito a uma linha adicional. O senhor está interessado?

- Rosicleide, infelizmente tenho que transferir você para a minha esposa. É ela quem decide sobre qualquer alteração ou aquisição de planos de telefonia. Por favor, não desligue, pois sua ligação é muito importante para nós!

(Coloco o telefone em frente ao aparelho de som, e deixo tocar a música Festa no Apê, do Latino (quem disse que essa droga não ia ser útil um dia?). Depois da porcaria da música tocar inteirinha, minha mulher atende:

- Obrigado por ter aguardado! Pode me dizer seu telefone, pois meu bina não identificou...

- 10331.

- Com quem estou falando, por favor?

- Rosicleide...

- Rosicleide de que?

- Rosicleide Judite (já demonstrando certa irritação na voz).

- Qual o número da sua matrícula na empresa?

- 34591212 (mais irritada ainda...)

- Obrigada pelas suas informações. Em que posso ajudá-la?

- Minha senhora! Aqui é da OI. Estamos ligando para oferecer uma promoção que dá direito a uma linha adicional. A senhora está interessada?

- Meu amor, vou abrir uma ocorrência e em alguns dias entraremos em contato para lhe dar um parecer. Pode anotar o número protocolo, por favor? Alô, alô, alô!!!...

TUTUTUTUTU...

- Desligou... Nossa! Que moça impaciente!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

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17 comentários:

  1. Muito bom....ssrsrsr
    Carlos, parabéns pelo post....isso acontece direto e por mais que falemos pra mudarem, nada acontece.
    Adorei...
    abraços

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  2. É isso aí, Neusa!

    Provando do próprio veneno talvez eles mudem, não é verdade?

    Um grande abraço...

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  3. Oi Carlos,
    Que ótimo!
    Já pensou se a moda pega e todo mundo começa a fazer igual?? Eles vão ter que rever os conceitos. kkkk
    O máximo que eu fiz foi dizer a um operador: "Que parte do NÃO o senhor não entendeu?"
    Gostei.
    Abraço

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  4. Carlos,
    Fantástico, acho que vou usar deste expediente, quero ver se eles terão a mesma paciência que nós.

    Parabéns.

    abçs.

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  5. Com certeza que não, José Antonio!

    As empresas concessionárias de serviços públicos e a rede bancária, isso pra dar apenas dois exemplos, criaram a falsa idéia de que o cidadão/consumidor é seu dependente, quando na verdade elas é que dependem dele. Só precisamos buscar os meios de impor essa condição, e o caminho, na minha opinião, é o esclarecimento. As pessoas precisam conhecer seus direitos pra poder se situar melhor e ter mais respeito.

    Um abração...

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  6. É verdade, Cleide!

    Quando o cidadão for melhor esclarecido e reivindicar mais os seus direitos, não tenha dúvida, as empresas concessionárias de serviços públicos terão que rever seus critérios. Mas temos que fazer a nossa parte, exigindo o tratamento que merecemos.

    Um abração...

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  7. kakakakakaka,
    bala trocada tbm dói,
    gostei da dica,
    vou fazer assim tbm na próxima ligação que eu receber deles.
    abçs amigo Carlos

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  8. É isso aí, Marivan!

    E como dói!!!

    Vamos fazer os caras provarem do próprio veneno!

    Um abração...

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  9. Simplesmente genial.
    Vamos fazendo isso,quem sabe mudam a forma de nos tratar.
    Beijos.

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  10. Também gostei muito, Eloisa!

    Acho que é uma tentativa válida, não é mesmo? Talvez isso mude alguma coisa a nosso favor.

    Um abração...

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  11. Bom começar a segunda com bom humor!
    Eu já havia lido em algum lugar, mas tinha esquecido! Sabe o que fiz? Copiei daqui no meu word. Vou imprimir e colocar ao lado do telefone...kkk.............
    Bem que podíamos iniciar uma campanha...
    (se eu conseguir convencer meu marido a ter paciência para esta brincadeira, pois é ele que atende o telefone aqui...rs.....vai valer a pena, afinal eles já brincaram muito conosco!)
    Adorei!

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  12. Vera:

    A idéia da campanha é ótima. Eu adoraria ver a carinha de uma recepcionista de qualquer prestadora de serviços ao ser bombardeada burocracia imposta ao consumidor.

    Um abração...

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  13. Vera:

    A idéia da campanha é ótima. Eu adoraria ver a carinha da atendente de qualquer concessionária ao ser bombardeada pela mesma burocracia imposta ao consumidor.

    Um beijão...

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  14. Sensacional...
    Não sei se vou me lembrar de tudo. Mas, farei o meu roteiro...kakakaka
    Vou trocar também de música. Vai ser: Eu não sou Cachorro não...
    Carlos,muito bom.
    Bela criatividade.
    Um abraço.

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  15. Valeu, Beth!

    Acho que a sua opção musical fica melhor, rsrsrs...

    Um abração...

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  16. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso aew cara, quem sabe se todos nós agissemos assim, eles dariam mais valor a nós e nos atenderiam rápidos, pq o que eles fazem é uma verdadeira palhaçada.

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  17. É isso aí, Adriano!

    Provar do próprio veneno seria a melhor lição para as empresas prestadoras de serviço público.

    Um abração...

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