12 abril 2011

Há 50 anos a humanidade entrou em órbita pela primeira vez

Na manhã do dia 12 de abril de 1961, há 50 anos, o soviético Yuri Alekseyevich Gagarin, então com 27 anos de idade, tomou seu café-da-manhã flutuando a 327 km acima da superfície terrestre, dentro uma bola de apenas 2,3 m, a nave Vostok 1. Foi a primeira vez que um ser humano  chegou ao espaço em um vôo tripulado.

Em 1960, entre mais de 3,5 mil aspirantes inscritos, Gagarin foi um dos 20 pilotos a participar do difícil processo de seleção física e psicológica soviético, e acabou sendo escolhido por seu excelente rendimento nos treinos, sua origem camponesa – detalhe importante no sistema comunista – sua personalidade magnética, mas principalmente por suas características físicas – ele tinha apenas 1,57 m de altura – fator muito importante, se considerarmos que a Vostok 1 tinha um espaço mínimo para o piloto.

O vôo de Gagarin começou às 09h07 do referido dia 12 de abril de 1961, momento em que cápsula Vostok 1 foi lançada com o foguete R-7. A nave partiu do então secreto Cosmódromo de Baikonur, conhecido à época como Tyuratam, localizado nas estepes do Cazaquistão – uma das ex-repúblicas soviéticas. Onze minutos depois da decolagem, o combustível do foguete acabou e a cápsula foi liberada, o que colocou a humanidade em órbita pela primeira vez.


Yuri Gagarin sendo transportado para o lançamento da Vostok 1. Ao fundo, German Titov,
o piloto reserva da missão (foto: Nasa)


Para girar ao redor do planeta, a Vostok 1 precisou alcançar uma velocidade média de 28 mil km/h, e Gagarin não chegou a controlar a nave, ainda que os controles para uma operação manual estivessem disponíveis.

Durante os 108 minutos de duração da missão, Yuri Gagarin deu uma volta inteira em torno da Terra, e sua única preocupação foi relatar a sensação de estar sob o efeito de uma gravidade menor e saber sobre os dados do vôo, que eram passados pela equipe responsável na Terra.


A cápsula Vostok 1, com apenas 2,3 m de diâmetro


O cosmonauta russo voltou à Terra às 10h55, caindo em uma área de plantação em Smelovka, na província de Saratov, a 300 km de onde deveria ter pousado. De volta ao planeta, Gagarin tomou outro café-da-manhã com Anna Takhtarova, uma avó espantada com a figura do neto vestido em trajes cor de laranja e capacete, recém-chegado do espaço.

Os Estados Unidos só levariam o primeiro homem ao espaço em 5 de maio de 1961, quando Alan Shepard pilotou a Freedom 7, mas somente em 7 de fevereiro de 1962, durante a missão Friendship, com John Glenn, os americanos puderam comemorar sua primeira volta inteira ao redor do planeta. As duas viagens foram parte do Projeto Mercury, da Nasa, a agência espacial norte-americana.

Na ocasião, Estados Unidos e a extinta União Soviética travavam uma batalha silenciosa para saber quem levaria o primeiro ser humano à Lua, disputa vencida pelos americanos em 1969, quando Neil Armstrong pisou no satélite natural da Terra, mas nos oito anos anteriores, os soviéticos sempre estiveram à frente - inclusive no lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik, em 1957.


Yuri Gagarin


Gagarin virou um herói soviético e foi poupado de outras missões pelo medo de que um acidente viesse a encerrar sua vida, mas como o destino é irônico, em 28 de maio de 1968, em um acontecimento ainda envolto em mistério, Gagarin morreu durante testes em um avião Mig. Após a tragédia, uma cratera na Lua e um asteróide receberam o seu nome.

É dele, Gagarin, a frase mais famosa na história das viagens espaciais, proferida ainda dentro da Vostok 1: “a Terra é azul”!



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin