09 dezembro 2011

Rua das Flores, a mais bela caminhada de Curitiba

Quando a gente pensa no centro de uma metrópole, logo nos vem à mente aquela confusão de gente andando de um lado para o outro, juntamente com a poluição visual e sonora que surge de todos os lados. Alguns pontos da capital paranaense também se encaixam nesse pragmatismo urbano das grandes cidades, mas Curitiba tem um caminho diferente, que encanta qualquer turista: a Rua XV de Novembro, mais conhecida como Rua das Flores.

Nela surgiu o primeiro calçadão implantado no Brasil, e quem já a visitou acha que ela é um verdadeiro shopping a céu aberto, já que possui possui em sua extensão uma enorme variedade de lojas como restaurantes, bares, cafés e hotéis em Curitiba.

A história da Rua das Flores teve início em 1720, quando começou o planejamento da capital do Paraná, ocasião em que Rafael Pires Pardinho, o Ouvidor Pardinho, nomeado em 1719, determinou que aquele logradouro, que já era a principal rua da cidade, não deveria ter alinhamentos mal traçados.

Em 1846, toda a artéria foi calçada e recebeu os primeiros lampiões a gás; em 1880, em homenagem à visita da Família Imperial, ela passou se chamar Rua da Imperatriz, o que veio a se modificar em 1889, quando recebeu o nome de Rua XV de Novembro, em homenagem a proclamação da república.

























A proibição de qualquer veículo de transporte pelo local facilitou o cultivo de suas árvores e diversas plantas. Além disso, a excelente conservação dos antigos prédios e sobrados, que se fundem com a arquitetura moderna local, cria um clima diferente daquele visto em outras metrópoles, muito agradável a todos que por ali transitam. Aliás, se você estiver pensando em viajar até Curitiba, não deixe de consultar o Fala Turista, onde você faz sua reserva para qualquer dos 60 hotéis cadastrados, com até 70% de desconto nas tarifas.

E já que estamos no mês de dezembro, não custa lembrar que já começaram os esptáculos de luzes e música nas ruas do centro de Curitiba.

A galeria de luzes coloridas foi instalada no calçadão: são 50 mil luzes que se acendem se uma só vez. De frente, parece um túnel de luz sem fim. Ao entrar é que o visitante percebe o truque. São 20 portais, posicionados de forma planejada para criar esse efeito visual. Confira tudo no vídeo abaixo!





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin