13 janeiro 2013

Ex-engraxate de 57 anos é aprovado em vestibular de medicina


Yes. We can! Sim. Nós podemos! A frase usada na campanha que levou Barack Obama à Casa Branca parece ter servido de exemplo ao aposentado Jeová David Ferreira, de 57 anos. Depois de ficar fora das salas de aula por 35 anos e trabalhar como engraxate, ele resolveu largar tudo e partir em busca do grande sonho de sua vida: ser médico. Mesmo já tendo sido aprovado em uma faculdade de medicina particular de Rio Verde - Goiás, onde enfrentou uma concorrência de 70 candidatos por vaga, ele tenta hoje (13/01) uma vaga na primeira fase do vestibular da Universidade Federal de Goiás - UFG.

Mas o caminho trilhado por Jeová não foi fácil. Para chegar até aqui, sua rotina de estudo nos últimos dois anos foi dura.

- Levantava às 5h da manhã e logo em seguida assistia ao Tele Curso, até umas 6h. Depois, ia para o colégio. Chegando ao colégio, assistia aula o dia todo, até umas 22h. Isso todos os dias - relembra o aposentado, sem esquecer do novo desafio.

- Estou animado para fazer a prova amanhã (hoje). Mas vestibular é sempre uma caixinha de surpresas. A gente nunca se sente preparado. Quando a gente chega lá, dá a tensão pré-vestibular, que é a TPV e parece que o relógio dispara. Quando você vê, já acabou o tempo - explica ele, aparentemente apreensivo, mas confiante.

Marcos Araújo, diretor do cursinho onde Jeová estuda há quatro anos, diz que ele deixa uma grande lição de vida.

- Ele é a prova de que não devemos nunca desistir dos nossos sonhos, mesmo que demore 5, 10 ou 57 anos.

O nosso Jeová conseguiu chegar até a página 23 do livro de sua história. Se ele vai concretizar seu sonho são outros quinhentos réis, principalmente se não conseguir passar na UFG e tiver que bancar todo o curso na universidade particular de Rio Verde. Mas o exemplo está dado, e deveria ser compartilhado, de preferência, dentro das penitenciárias, onde muitos jovens estão por acaso, por falta de orientação, por um ato impensado. Além disso, a façanha de Jeová também deveria ser pensada pelos políticos sérios (se é que eles ainda existem). O dinheiro jogado fora com o pagamento, só para exemplificar, de imorais 14º e 15º salários aos vereadores do Rio de Janeiro - RJ e Belo Horizonte - BH, tenho absoluta certeza, daria para criar dezenas de cursos capazes de preparar outros Jeovás, independentemente da idade e profissão. Todo homem pode mudar seu destino. Ele só precisa querer, e claro, ter oportunidades. Você concorda? Deixe o seu comentário.









Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin