15 fevereiro 2013

Queda de meteorito causa pânico e deixa quase mil feridos na Rússia

Rastro deixado no céu pelo meteorito (foto: reprodução)

Pelo que se sabe até agora, cerca de 950 pessoas ficaram feridas em consequência de um meteorito que cruzou os céus da Russia nesta sexta-feira (14/02), lançando bolas de fogo, quebrando janelas e acionando alarmes de carros.

A informação anterior, passada pela polícia local à agência RIA Novosti, dava conta de mais 500 feridos por cortes superficiais e hematomas, a maioria deles por estilhaços dos vidros de janelas.

- O número de feridos é de 950 - disse o governador da região de Cheliabinsk, nos Urais, Mikhail Yurevich, citado pela mesma agência de notícias.

As imagens do meteorito queimando parcialmente enquanto entrava na camada inferior da atmosfera sobre a cidade iluminaram o céu e foram vistas por todos que já estavam nas ruas, principalmente trabalhadores, que também sentiram uma forte onda de tremor. Os primeiros relatórios não oficiais dão conta de que uma parte do meteorito teria caído a cerca de 80 km da cidade de Satki, que fica 100 km ao oeste do centro regional.

- Este meteorito foi um objeto bastante grande com uma massa de várias dúzias de toneladas - calculou o astrônomo russo Serguei Smirnov, do Observatório Pulkovo, em uma entrevista ao canal Russia 24.

Como se pode ver na imagem que ilustra a postagem, o meteorito atravessou o horizonte, deixando um longo rastro branco que podia ser visto a até 200 quilômetros de distância. Além das vidraças quebradas, alarmes de carros foram disparados e telefones celulares tiveram seu funcionamento afetado.

- Eu estava dirigindo para o trabalho, estava bem escuro, mas de repente veio um clarão como se fosse dia - disse Viktor Prokofiev, de 36 anos, morador de Yekaterinburgo, nos Montes Urais.

Afora o susto e alguns prejuízos materiais, não foram relatadas mortes, mas o presidente Vladimir Putin e o primeiro-ministro Dmitry Medvedev foram notificados sobre os acontecimentos.

Segundo especialistas, não há qualquer relação entre a queda do meteorito e a passagem, também nesta sexta-feira, a cerca de 27.700 km da superfície da Terra, de um asteroide que mede 50 metros de comprimento.

É torcer para que os "especialistas" (que não previram a queda do meteorito) estejam certos quanto à distância entre o ponto de passagem do asteroide e o nosso planetinha, senão...





G1




Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin