Brad Carter na sala de cirurgia (foto: BBC) |
O ator e músico Brad Carter sofre de tremores nas mãos desde 2006 e os medicamentos até aqui utilizados já não faziam efeito. Por isso, ele resolveu se submeter a uma cirurgia para implantar um marca-passo cerebral, como parte do tratamento para o mal de Parkinson. A operação foi realizada no Centro Médico da Universidade da Califórnia.
De acordo com o portal Wikipédia, "a doença de Parkinson ou mal de Parkinson, descrita pela primeira vez por James Parkinson em 1817, é caracterizada por uma desordem progressiva do movimento devido à disfunção dos neurônios secretores de dopamina nos gânglios da base, que controlam e ajustam a transmissão dos comandos conscientes vindos do córtex cerebral para os músculos do corpo humano".
Para ter certeza de que os impulsos emitidos pelo marca-passo estavam fazendo efeito, Brad sugeriu tocar sua guitarra durante a intervenção cirúrgica, o que foi aceito pelo equipe médica. Ele é o paciente de número 500 a se submeter a este tipo de tratamento, que não cura a doença, mas ajuda a controlar os tremores.
Assista ao vídeo e deixe o seu comentário.
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |