Dona Elizete e Chico (foto: reprodução) |
Segundo Leandro José Oliveira, tenente da Polícia Militar Ambiental que acompanhou a operação, em março deste ano Elizete recebeu uma licença provisória para ficar com Chico até que um lugar adequado fosse encontrado para ele, o que aconteceu agora.
De acordo com o mesmo policial, Elizete não tem os documentos necessários à manutenção do macaco em sua companhia. Além de advertida, dona Elizete ainda vai responder pelo crime de manutenção de animal silvestre em cativeiro. Chico foi levado para a sede da Associação de Proteção aos Animais - APA, em Assis, que fica a 330 quilômetros de São Carlos.
Consultado, Fernando Magnani, que é biólogo em São Carlos e vice-presidente da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, disse que o macaco pode oferecer resistência para se adaptar após tanto tempo domesticado.
- A reintegração de primatas é possível se houver acompanhamento técnico específico e investimento. E se for apresentado a um grupo como o seu, o sofrimento pode ser reduzido, mas se não conseguir se reintegrar, ele pode sofrer muito - explicou Magnani.
Acho que ninguém tem dúvidas de que o lugar de animal é na Natureza, livre. Se exceções forem abertas, a coisa acaba virando bagunça. O tempo, como no caso do nosso amiguinho Chico, não desfaz a sua retirada ilegal da Natureza. A lei tem que ser cumprida, para a própria preservação das espécies.
Emerson e a macaquinha Cuta (foto: reprodução) |
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |