18 outubro 2013

Beagles submetidos a maus tratos são resgatados por ativistas

Foto: reprodução

Dezenas de ativistas invadiram, na madrugada de hoje (18/10), o laboratório do Instituto Royal, em São Roque, cidade localizada a 59 km de São Paulo - SP, e de lá retiraram diversos animais, principalmente cães da raça Beagle, submetidos a maus tratos em razão de testes para produtos cosméticos e farmacêuticos. Denúncias de que os animais seriam sacrificados foram postadas nas redes sociais. O Instituto Royal nega que os animais estivessem sendo maltratados e afirma que os testes que realiza estão dentro das normas e exigências da Anvisa, acrescentando que a iniciativa dos invasores prejudica o trabalho que vinha sendo realizado. De acordo com a Guarda Municipal da cidade, o protesto reuniu cerca de 120 pessoas, que invadiram o complexo após quebrar um portão, retiraram os animais e os transportaram em seus veículos particulares.

O fato não é novo e nem é privilégio do Brasil. Em uma postagem datada de 03 de dezembro de 2011, o Dando Pitacos mostrou um vídeo (que você pode ver logo aí abaixo) onde alguns dos 72 cães da raça Beagle usados em testes para cosméticos por uma empresa espanhola são libertados e avistam o sol pela primeira vez depois de um longo confinamento em jaulas individuais, sem qualquer contato com outros animais da mesma espécie. As cenas emocionam. Na ocasião, o grupo de proteção Beagle Freedom Project informou que do total de animais resgatados nas jaulas, 32 já estavam vivendo com famílias na Europa.




Maltratar animais é uma especialidade dos humanos, coisa que passa desapercebida pela maioria das pessoas. No caso do Instituto Royal, as denuncias surgiram no ano passada, quando os ativistas já afirmavam que grande parte dos animais utilizados nas pesquisas morre durante os testes, o que chegou a gerar a intervenção do Ministério Público, que iniciou uma investigação, que ao que tudo indica não deu em nada.






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin