05 novembro 2013

"Menina virtual" atrai e identifica mais de mil suspeitos de pedofilia

Sweetie, a menina virtual (foto: reprodução)

Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas - ONU, em qualquer momento que você possa imaginar, 750 mil predadores pedófilos estão à espreita na Internet, prontos para assediar uma criança. A questão da pedofilia é sempre muito debatida nos meios políticos e na mídia, mas as nossas autoridades e as do restante do mundo não parecem muito interessadas em resolver o problema, que pode ser combatido com adoção de algumas medidas bem simples e objetivas. Querem um exemplo disso?

Em uma iniciativa que me parece inédita, a Terra dos Homens, uma Organização Não Governamental, revelou que se fez passar por uma menina virtual filipina de apenas 10 anos, artifício que lhe permitiu identificar mais de 1.000 predadores sexuais dispostos a pagar para vê-la em atos sexuais através da web. Albert Jaap van Santbrink, diretor da seção holandesa da ONG, explicou em uma entrevista coletiva concedida em Haia, que dezenas de milhares de pedófilos fizeram contato com a "menina", que foi batizada como Sweetie, em particular e em chats públicos.


Detalhes sobre a criação da imagem de Sweetie (foto reprodução)

Como frisado, entre os pedófilos que tentaram contatar Sweetie, mais de 1.000, de 65 países diferentes, foram identificados. Sem muita dificuldade, a ONG conseguiu descobrir seus endereços, números de telefone e fotos e transmitiu suas identidades às autoridades competentes, em particular à Interpol.

Segundo Hans Guyt, responsável pelo projeto, reunir informações sobre esse tipo de criminoso não é difícil, já que ele não se imagina observado por estar na vastidão da Internet. A Terra dos Homens explicou que enviou informações sobre a sua forma de agir (principalmente em relação à criação do perfil e da foto da menina virtual) às autoridades de diferentes países, detalhando como se conectou a chats para fazer os predadores caírem na armadilha, tudo para tentar sensibilizar a opinião pública e as autoridades para o fenômeno da prostituição infantil via webcam.

No Brasil, apesar da criação de cadastros e CPI's para investigar pedófilos, todos os meses cerca de mil novos sites de pedofilia são criados, sendo certo que  52%  deles praticam crimes contra crianças com idades que variam de 9 a 13 anos e 12% deles  expõem  até crianças de zero a três meses. Mas não é só. Um levantamento feito no ano passado mostra que 76% dos pedófilos do mundo estão no Brasil.

A iniciativa tomada pela Terra dos Homens é interessante e leva a uma pergunta até agora sem resposta: se uma ONG, que não tem a autoridade necessária para vasculhar perfis e sites na Internet e nem os recursos financeiros e tecnológicos exigidos por esse tipo de operação consegue, em um curto espaço de tempo, identificar cerca de 1.000 pedófilos, porque as autoridades brasileiras e do restante do mundo, com todo o aparato tecnológico e liberdade de ação de que são dotadas não atuam de forma mais efetiva no combate à praga da pedofilia?  Qual a razão do desinteresse e omissão? Deixe o seu comentário.





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin