30 dezembro 2013

Acidente de esqui deixa Michael Schumacher entre a vida e a morte

Michael Schumacher (foto: reprodução)

Principal recordista de títulos mundiais na maior e mais badalada categoria do automobilismo mundial, a Fórmula 1, Michael Schumacher sofreu um trauma grave ao bater a cabeça em uma pedra enquanto esquiava em Méribel, nos Alpes Franceses, onde foi realizada uma etapa da Copa do Mundo de Esqui Alpino, no último mês de fevereiro. O local do acidente fica a 1.450m de altitude, subindo até 2.952m em seu ponto mais alto, onde se liga com a região de Les Trois Vallées. Ontem (29/12), logo após o acidente, o ex-piloto foi levado de helicóptero para o Hospital Moutier, que fica a 17km do lugar onde o evento ocorreu, menos de dez minutos após a queda, sendo removido, logo depois, para o Centro Hospitalar Universitário de Grenoble. Seu estado de saúde é considerado extremamente crítico. Alguns médicos asseguram que em casos dessa natureza a possibilidade do paciente morrer pode chegara 45%.

Hoje pela manhã, médicos e um porta-voz do hospital concederam uma entrevista coletiva para esclarecer o quadro de saúde de Schummi, ocasião em que negaram a realização de uma segunda cirurgia, noticiada pela imprensa internacional, esclarecendo que ele será mantido em coma induzido.

- Ele chegou ao hospital em coma, com um grave traumatismo, hematomas intra-cranianos e um edema difuso. Nós tivemos que operar com urgência para liberar a pressão em sua cabeça. Infelizmente, ele tem algumas lesões no cérebro. Eu diria que este acidente aconteceu no lugar certo porque ele foi levado para o hospital imediatamente e operado logo que chegou. Ele está mantido em estado de coma artificial, com hipotermia, para manter sua temperatura em torno de 34 graus. Sua condição é crítica. Reanimamos o paciente, mas seu estado é muito grave. Estamos fazendo o possível para melhorar seu prognóstico. No momento, não podemos nos pronunciar sobre seu futuro. Podemos dizer que ele está lutando por sua vida. Estamos trabalhando hora a hora, mas é muito cedo para dizer o que vai acontecer e ter um prognóstico. Achamos que o capacete ajudou. Sem o capacete, ele não estaria aqui agora – disse o chefe anestesista, o professor Jean-Francois Payen.

Stéphane Charbardes, médico da equipe, ressaltou que a proteção na cabeça não impediu que o alemão sofresse traumas graves. A equipe explicou que o impacto foi em alta velocidade e que atingiu o lado direito do crânio do ex-piloto. Charbardes disse também que todas as atualizações sobre o estado de saúde do ilustre paciente estão sendo diretamente repassadas à família. A esposa de Schumacher, Corinna, está no hospital com os dois filhos do casal (Gina-Marie, de 16 anos, e Mick, de 14) e também tem a companhia no Dr. Gérard Saillant, amigo da família e especialista em lesões de cabeça e coluna.

- O capacete não foi o suficiente para protegê-lo completamente. Mas ele realmente ajudou. Vemos muitos ferimentos na cabeça como este. Estamos em contato constante com sua família. Neste momento, não vemos que ele precisa de uma segunda operação - disse Charbardes, que evitou comentar qualquer possibilidade de sequela.

O final de ano não está sendo bom para o esporte. Além de Anderson Silva, que fraturou a perna no combate contra Chris Weidman, agora é o ex-piloto alemão quem luta pela vida. Força, Schumacher!






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin