19 abril 2014

Morre Luciano do Valle, um ícone da imprensa esportiva brasileira

Luciano do Valle (foto: reprodução)

Hoje, pela manhã, enquanto assistia ao confronto entre Sesi e Osasco pela Superliga Feminina de Vôlei, que a Globo só transmitiu porque era uma semifinal, a lembrança de Luciano do Valle me veio à cabeça, exatamente porque foi ele o maior incentivador da modalidade na década de 80, tanto que ganhou o apelido de "Luciano do Vôlei". O narrador, que tinha 66 anos, foi vítima de um infarto neste sábado, quando seguia de avião para Uberlândia, onde iria narrar Atlético-MG e Corinthians pela primeira rodada do Brasileirão. Apesar dos primeiros socorros prestados pelo médico cardiologista Roberto Botelho, que estava no mesmo voo, e do atendimento que lhe foi prestado pelo Corpo de Bombeiros daquela cidade mineira ainda no aeroporto, Luciano veio a falecer no Hospital Santa Genoveva, para onde foi levado.

Longe de pensar numa aposentadoria, Luciano se preparava para narrar sua décima Copa do Mundo, e otimista por natureza, acreditava em mais um título da seleção brasileira, além de confiar no sucesso do evento, apesar de todos os desencontros de sua organização.

Sua caminhada profissional começou em 1963, quando contava apenas 16 anos, como locutor da Rádio Brasil, de Campinas. Quatro anos depois ele mudou-se para São Paulo, indo trabalhar na Rádio Gazeta. Mas o destaque maior veio em 1971, quando virou narrador da Globo, onde permaneceu por onze anos. Além do futebol, ele narrou as conquistas de Emerson Fittipaldi na Fórmula Indy, cobriu os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, e dois anos mais tarde, com a saída de Geraldo José, assumiu o posto de principal locutor da emissora, de onde se afastou em 1982, passando rapidamente pela Record e seguindo para a Band, lá criando o “Show do Esporte”.

Na Band, onde teve duas passagens (de 1983 a 2003 e de 2006 até hoje), Luciano transformou a emissora no "Canal do Esporte", com foco principal no futebol, mas sem se afastar dos esportes olímpicos, do boxe, onde lançou Maguila, e do basquete, onde criou os apelidos de "Magic" Paula e "Rainha" Hortência, quando a equipe feminina liderada pelas duas conquistou o Mundial da categoria em 1994, na Austrália.

Foram 50 anos de carreira, todos dedicados ao esporte. Siga em paz, Luciano do Valle!





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin