24 maio 2010

A TORRE DAS OLIMPÍADAS DE 2016

O texto e as imagens abaixo estão no portal da RAFFA - Architecture & Design, e como sempre acontece, foram enviadas por email ao blog pela AnaKris. Está na postagem:


"O desafio passou por conceber uma estrutura vertical localizada na ilha de Cotonduba que, além de ter a função de torre de observação, se torne num símbolo de boas-vindas para quem chegar ao Rio de Janeiro por via aérea ou marítima, uma vez que esta será a cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2016.


Projetada pelo gabinete RAFAA, sediado em Zurique, na Suíça, e denominada Solar City Tower, esta estrutura foi escolhida como a resposta adequada à proposta inicial e tem a potencialidade de gerar energia suficiente não só para a aldeia olímpica, como para parte da cidade do Rio.


A sua concepção permite-lhe aproveitar a energia solar diurna através de painés localizados ao nível do solo, ao mesmo tempo que a energia excessiva produzida é canalizada para bombear água do mar pelo interior da torre, produzindo um efeito de queda de água no exterior. Esta água é simultaneamente reaproveitada através de turbinas com o objetivo de produzir energia durante o período noturno.


Estas características permitem atribuir o epíteto de torre sustentável a este projecto, dando continuidade a alguns dos pressupostos do United Nation´s Earth Summit de 1992, que ocorreu igualmente no Rio de Janeiro, contribuindo para fomentar junto dos habitantes da cidade a utilização dos recursos naturais para a produção de energia.


A Solar City Tower engloba ainda outras funcionalidades. Anfiteatro, auditório, cafeteria e lojas são acessíveis no piso térreo, a partir do qual se acede igualmente ao elevador público que conduzirá os visitantes a vários observatórios, assim como a uma plataforma retrátil para a prática de bungee jumping.


No cimo da torre é possível apreciar toda a paisagem que circunda a ilha onde estará implementada, bem como a queda de água gerada por todo o sistema que integra a Solar City Tower, tornando-a num ponto de referência dos Jogos Olímpicos de 2016 e da cidade do Rio de Janeiro".

Como o nome já diz, a torre é um projeto para as Olimpíadas de 2016 que vão ser realizadas no Rio de Janeiro. Cotunduba é uma ilha em forma de vírgula, situada a 1,8 km da Praia Vermelha e faz parte de uma APA - Área de Proteção Ambiental que inclui, também, os Morros da Babilônia, de São João, do Leme e do Urubu.

Como carioca, acho que a torre não tem nada a ver com a cidade do Rio de Janeiro, que se tornou conhecida no mundo inteiro por suas belezas naturais, mas como diz a AnaKris, já que o nosso dinheiro é mal utilizado mesmo, já que não vai para os hospitais, obras sociais, conservação das ruas nem melhoria do trânsito, "que pelo menos seja motivação para o desenvolvimento das "mentes alternativas (sim, porque as energias alternativas já estão aí, mas as mentes retrógradas resistem)". Se o monumento, e põe monumento nisso, ainda fosse voltado para a divulgação da cultura brasileira, como fez a China nas Olimpíadas de Pequim, tudo bem! 

Se as autoridades do Rio de Janeiro e seu parceiro, o Governo Federal, acham esse tipo de empreendimento tão importante, por que não o encomendam a Oscar Niemeyer, o maior de todos os arquitetos? Esse tipo de construção, perdoem-me se eu estiver equivocado, fica muito em Nova York, não no Rio de Janeiro, que tem a cara de mulheres bonitas, bossa nova, carnaval, morros e florestas.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

10 comentários:

  1. Oba! Por alguma falha de sistema, estou podendo abrir o blog de novo!

    Carlos, eu não tinha pensado nisso, mas tenho uma idéia alternativa. Sinceramente, eu adorei a torre porque ela parece uma cachoeira. Por isso mesmo, ao invés de ficar em uma ilha, voltada para a praia (para gringo ver) poderia ficar na encosta de qualquer montanha, dando a impressão de uma grande cachoeira. Isso traria a impressão de beleza natural e também poderia ser vista. Se só for para gringos, então que seja colocada no lado sul do Sumaré. Já pensou? O acesso a ela poderia ser feito pela Floresta da Tijuca, pelas Paineiras e mesmo pelo caminho do Corcovado. Acho tudo muito mais fácil do que chegar até a bendita ilhazinha.
    O Rio de Janeiro fica espremido entre a montanha e a praia, mas parece que todo mundo só vê a praia!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Roberto, é certo que as Olimpíadas tem um esquema muito grande para receber convidados do mundo todo, mas eu também acho um grande desperdício essas construções apoteóticas, haja vista que o povo precisa de trabalho, casa e comida..., mas, em relação a isso, ninguém se preocupa. Abraços. Roniel

    ResponderExcluir
  3. Meu querido amigo Carlos,
    Como sempre, não apenas o Rio, mas o Brasil como um todo é feito às pressas para os olhos e prazer de quem não habita aqui. É apenas um marketing (talvez enganoso) de que estamos evoluídos, quando nos cantos das cidades tentam silenciar a indignação de um povo carente de recursos de saúde, moradia, alimento e, inclusive, energia.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Mais uma para "inglês ver". Novamente uma montanha de dinheiro que será roubada do povo carioca, para fins de importãncia menor. Povo este sempre massacrado pela crueldade detalhadamente bem arquitetada e projetada por essa galera que já deu mostras suficientes de que não está nem aí para as necessidades básicas da população.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Muito bonito de se ver...mas não condiz com a realidade desse país macabro.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Roberto,

    A cultura é merece ser promovida, mas deveriam se preocupar em promover a educação do povo brasileiro, que está à beira do caos da ignorância. O povo precisa de atendimento médico eficaz, escolas, moradias, alimentação... Os gastos com esse tipo de evento são altíssimos, mas para a população nada...

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  7. Me fez lembrar a história da TORRE DE BABEL.

    ResponderExcluir
  8. Será que nosso bolso vai ter dinheiro para financiar tudo isso? Sim porque a grana vai sair de nós, para inglês ver...

    ResponderExcluir
  9. O IBAMA não deve estar sabendo.

    ResponderExcluir
  10. Obra perfeita... para Dubai!!! Sou a favor de investimentos em infra-estrutura sim, uma vez que isso contribui para as visitas dos gringos e ajuda a população local (Avenidas, túneis, metrô, ciclovias, etc). O aumento do turismo acaba ajudando a economia local como um todo. Mas essa obra, sinceramente, não fará a diferença para um gringo vir ou não pro Rio. Com ou sem ela, quem estiver a fim de vir... virá. O problema é que, além da grana, esse negócio estragou a paisagem... no meio do oceano lindo... uma torre Dubaiense....horrível!!!

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!