19 abril 2011

Dia do Índio

Hoje é dia 19 de abril, data em que se comemora o Dia do Índio. É uma ocasião sempre lembrada aqui no Dando Pitacos, nunca com alegria, mas com tristeza, até porque ele, dono e senhor legítimo da terra, tem muito pouco a comemorar.


Hoje, diferentemente das outras vezes, não vou dizer nada. Prefiro postar a mensagem que me foi enviada pela amiga Liana Utinguassú, da ONG Yvy Kuraxo - Coração da Terra, sua trincheira de lutas em favor do Povo da Floresta. O texto está em sua forma original. Chamo sua atenção para o vídeo que acompanha a postagem. Assista-o com muito carinho,  faça a sua reflexão e deixe o seu comentário.


"CAROS IRMÃOS, PARENTES E AMIGOS... EM MEMÓRIA E RESPEITO...

DIA DO ÍNDIO... Sinceramente ESTAMOS CANSADOS de "COMEMORAÇÕES" em DIAS... Não há o que se DIZER E SIM O QUE SE BUSCAR FAZER, SEM DESCULPAS, sem ESTRATÉGIAS DE FAZ DE CONTA, OU JOGOS DE PODER! VAIDADES E POLÍTICAS QUE DE NADA ADIANTAM, PORQUE... PARTEM DE PREMISSAS APENAS DE um âmbito e nada coletivas! Leis??? Que Leis??? ONDE ESTAMOS INDO com relação à CONEXÃO COM A MÃE TERRA?

Estamos vendo e revivendo passados tortuosos dia após dia! Monstruosas TRAGÉDIAS, mas parece que a HUMANIDADE SE ACOSTUMOU A "NÃO VER".

CEGUEIRA PIOR É REALMENTE A NÃO QUERER "ENXERGAR" DE ONDE VIEMOS, QUEM SOMOS?

O que se FAZ A TERRA E AOS FILHOS DESTA TERRA?

Por outro lado. ESTAMOS VIVOS E BEM VIVOS! EM PÉ!!! E EM MEMÓRIA A TANTOS IRMÃOS E IRMÃS QUE SE FORAM E OUTROS TANTOS DESAPARECIDOS, AQUI, E NO MUNDO, ÍNDIOS E NÃO ÍNDIOS, ELEVAMOS NOSSO RESPEITO PROFUNDO E ETERNO!

A TODAS as ETNIAS, aos "SEPÉ TIARAJÚ" (MUITOS QUE VIVEM EM NOSSOS ESPÍRITOS) E SE ETERNIZAM EM CADA GUERREIRO, COMO LAUTAROS LONKONS, COMO MARÇAL TUPÃ, CACIQUE VERON... SÃO TANTOS, NÃO?

As PERDAS DE AGORA E AS QUE NÃO SE VÊ, JOANA CALFUNAO (MAPUCHE) PATRÍCIA TRONCOSO, GUERREIROS E GUERREIRAS PATAXÓ, MAPUCHE, GUARANI, tantos que suportam torturas diárias, perseguição, cárcere, e TANTOS nas ruas abandonados e que ficam em silêncio sem DIZER NADA!

E ninguém sabe! Muitos em GREVE DE FOME na América Latina e outros... TANTOS no Brasil e no Mundo... MORREM direta e indiretamente POR VIOLÊNCIA nos mais DIFERENTES TIPOS DE VIOLÊNCIAS E VIOLAÇÕES!

Nos perguntamos sempre: "OS QUE ESTÃO VIVOS” e que tem PODER E DECISÃO e caminhos para MUDANÇAS que são URGENTES... O QUE FAZEM? O que FAZ A SOCIEDADE FRENTE A TUDO QUE "VÊ" E AO QUE NÃO QUER VER?

Cremos que DEVEMOS PENSAR PROFUNDAMENTE UM MODO COLETIVO DE PROMOVER SOLUÇÃO no dia após dia, por que SILENCIAR é IMPOSSÍVEL e NO DIA DO "ÍNDIO" O INDÍGENA mais que NUNCA SERÁ ESQUECIDO E DEVERÁ "SER" RESPEITADO!! ASSIM COMO TODOS INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS!

Liana Utinguassú
Tata'endy
Iporã ETÉ AGUYJEVETE"





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin