03 junho 2014

Fotógrafo morre de infarto na porta do Instituto Nacional de Cardiologia

Luiz Carlos Marigo (foto: reprodução)

O fotógrafo Luiz Carlos Marigo, de 63 anos de idade, morreu na tarde ontem (02/06), vítima de um infarto, na porta do Instituto Nacional de Cariologia - INC, unidade referência no tratamento de doenças do coração situada no bairro de Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro. O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - CREMERJ, em nota, informou que vai apurar o fato, afirmando que, apesar da greve, os atendimentos de emergência e urgência dos hospitais federais funcionam normalmente, o mesmo acontecendo em relação aos pacientes em tratamento de câncer e outras doenças crônicas.

Luiz Cláudio, por mais incrível que isso possa parecer, agonizou por cerca de uma hora, é isso mesmo, uma hora, diante da unidade de saúde, apesar, contaram testemunhas, da iniciativa de diversas pessoas que buscaram socorro no hospital, o que restou inútil, já que nenhum médico se dispôs a atender o fotógrafo, famoso pelos trabalhos feitos para a Revista Geográfica Universal e para os álbuns do Chocolate Surpresa.

Quando sofreu o infarto, Marigo voltava para casa, depois de se exercitar no Aterro do Flamengo. Sua mulher, Cecília Marigo, disse que passou em frente ao INC por volta das 12h50m, justamente no momento em que o marido passara mal, mas seguiu seu caminho. Foi o filho do casal quem reconheceu o pai numa fotografia divulgada na Internet.

A família acha que houve negligência por parte do INC, que de acordo com as mesmas testemunhas, teria informado que somente uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU poderia atender Luiz Cláudio.

- É um absurdo completo ninguém ter prestado socorro. O motorista parou em frente ao hospital dizendo que um homem estava passando mal do coração e o hospital do coração não faz nada - queixou-se Cecília.

Titular da 9ª DP (Catete), o delegado Roberto Nunes disse hoje pela manhã que vai instaurar um inquérito policial para investigar se há alguma responsabilidades de servidores do INC na morte do fotógrafo. Deverão ser chamados para prestar depoimento o motorista do ônibus que socorreu Luiz Cláudio, os funcionários do SAMU, os militares do Corpo de Bombeiros que o atenderam dentro do ônibus e todos dos servidores, em especial os médicos que estavam de plantão no hospital e até mesmo os que faltaram ao serviço quando o fato aconteceu. Luiz Cláudio Marigo será sepultado nesta terça-feira (03/06), no Cemitério São João Batista.

Mais uma vítima do descaso pela vida na cidade do Rio de Janeiro. Mais um número a engrossar a estatística que mede a falta de gestão, a incompetência e a omissão da saúde pública no país. Até quando?






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin