21 novembro 2012

As "Linhas Tortas" de Gabriel, o Pensador

Gabriel, o Pensador

Em abril deste ano, Gabriel, o Pensador, foi envolvido em uma polêmica no Rio Grande do Sul por causa do cachê de R$ 170 mil que lhe seria pago pela prefeitura de Bento Gonçalves para que ele participasse da Feira do Livro daquela cidade, que aconteceu entre os dias 9 e 20 de maio, na Praça Centenário, com o tema Literatura e Cinema.

Gabriel, que já publicou três livros, explicou que o valor contratado não tinha ligação com o fato de ser o patrono do evento. Segundo ele, o dinheiro seria usado para comprar duas mil unidades de suas duas primeiras obras - Diário Noturno e Um Garoto Chamado Rorbeto – e ainda bancaria um show ao ar livre no encerramento da Feira, com entrada franca para toda a população. Ele acabou desistindo do show e da venda dos livros.

Depois disso, em parceria com o compositor e produtor gaúcho André Gomes, ele escreveu Linhas Tortas, uma mistura de hip hop com gaita e violão gaúchos, onde Gabriel passeia por uma estrada fictícia relembrando cenas de sua trajetória profissional e pessoal.

No refrão, e isto é facilmente perceptível, o rapper faz referência à polêmica criada em torno da feira realizada em Bento Gonçalves. O tom é de desabafo:

"Meu Pai, eu confesso, eu faço prosa e verso / na feira eu vendo livro, no show eu vendo ingresso / na loja eu vendo disco, já vendi mais de um milhão / se isso for um crime, quero ir logo pra prisão."

No fim do trabalho, Gabriel se disse emocionado:

- No fim das contas, acho que por um lado eu até lucrei com essa história, pelo prazer de compor uma canção de amor à literatura, incluindo aí como "literatura" a minha paixão pelas letras de música e tudo que eu faço, que vem da palavra. Aprendi um pouco também. De repente eu me vi explicando valor de cachê e preço de livro, uma situação inédita pra mim até então. Fiquei aborrecido e poderia falar de intriga, de inveja, de política, de desinformação... mas acabei falando de coisas muito melhores na letra. De coisas lindas, que eu vejo com muita frequência, rodando pelas feiras literárias e por shows há muitos anos. Gratidão, amor, determinação, inspiração, troca, liberdade, pureza... são coisas que eu vejo quase sempre, que me acompanham, que são o meu maior pagamento desde que comecei a cantar e a escrever e sempre serão, e essa música, com a ajuda das imagens, talvez consiga passar um pouco desse meu mundo pra quem não conhece direito. De qualquer forma, me fez olhar pra isso tudo com um carinho ainda maior, como a gente sente quando mexe num baú de recordações, que foi exatamente como nasceu também meu primeiro livro - desabafou o artista.

É este vídeo que eu quero mostrar a vocês, e ouvir, claro, a opinião de cada um sobre o trabalho de Gabriel, o Pensador. Confira!






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin