Lewis Hamilton (foto: reprodução) |
Depois de intensa luta por oito provas seguidas, Lewis Hamilton está outra vez na liderança da F-1, façanha que ele conseguiu com um verdadeiro show de pilotagem na segunda metade da prova, quando precisou administrar ao máximo os pneus supermacios, que por um erro da equipe não foram trocados quando o safety car veio para a pista na 31ª volta, depois de um acidente entre Adrian Sutil, da Sauber, e Sergio Pérez, da Force India. Ele foi obrigado, por conta do regulamento, a mais uma parada para troca de pneus (tinha que usar os macios). Nem isso, porém, foi suficiente para atrapalhar a vitória do inglês, que superou a vantagem de 22 pontos que Nico Rosberg (que abandonou a prova por um problema eletrônico no volante) mantinha sobre ele e chegou novamente ao topo da competição.
O pódio foi completado pelos dois carros da RBR, com Sebastian Vettel em segundo e o australiano Daniel Ricciardo em terceiro. O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, chegou em quarto, e Felipe Massa, da Williams, em quinto lugar.
Quem não teve motivos para comemorações e deve ter "secado" Lewis Hamilton até o fim, foi Nico Rosberg. Antes de alinhar no grid ele já tinha trocado o volante, que apresentava problemas. Não adiantou. O carro não saiu para a volta de apresentação, e ele teve que mudar de novo o volante para largar dos boxes. Ainda assim, com as marchas pulando, andava cerca de cinco segundos mais lento que o líder Hamilton e não conseguia sair das últimas posições. Na troca de pneus, tentou a terceira troca de volante, inutilmente, e acabou abandonando.
- Eu não tinha como controlar a potência do motor, porque não conseguia trocar as marchas. Foi uma experiencia muito desconfortável, mas acontece - explicou Rosberg.
Pole position, Hamilton não teve problema para manter a liderança na largada. O espanhol Fernando Alonso se beneficiou da indecisão de Daniel Riccardo, da RBR, e ganhou a segunda posição, mas teve de devolvê-la por ter cortado a primeira curva. Felipe Massa chegou a perder dois postos, para as duas McLaren, mas recuperou o sexto lugar graças a uma disputa entre Jenson Button e Kevin Magnussen.
Primeiro piloto do pelotão da frente a trocar pneus, na 11ª volta, o brasileiro da Williams ganhou o quinto lugar quando o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, fez seu pit stop, logo depois.
Na segunda troca de pneus, na 28ª volta, quem levou a melhor foi Alonso, que tomou o segundo lugar de Daniel Ricciardo. Três voltas depois, o Force India de Sergio Perez perdeu o bico em um toque no Sauber de Adrian Sutil, e o carro de segurança entrou na pista onde permaneceu por sete voltas, mantendo uma tradição em Cingapura - nunca houve, em sete etapas no país, uma prova sem o safety car. Com as novas trocas de pneus, Riccardo recuperou o terceiro posto de Alonso.
Mesmo mantendo a liderança na relargada, Hamilton precisou acelerar para abrir distância dos demais, pois, como acima referido, por um erro de estratégia, a equipe não o chamou para os boxes no momento da interrupção da corrida.
Depois de levar os pneus até o limite, dando seguidas voltas rápidas, Hamilton entrou nos boxes, perdendo apenas uma posição para a RBR de Sebastian Vettel. Mas bastou uma volta completa para o inglês ultrapassar o alemão sem muita dificuldade e recuperar a liderança do campeonato.
Faltando cinco etapas para o fim do Mundial de Fórmula 1, Hamilton soma 241 pontos, três à frente do rival. A próxima corrida será dia 5 de outubro, no Japão. Depois, faltarão apenas o estreante GP da Rússia (12/10), Estados Unidos (02/11), Brasil (09/11) e Abu Dhabi (23/11).
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |