19 abril 2009

O DIA DO ÍNDIO


Hoje é "O DIA DO ÍNDIO", data comemorativa criada por GETULIO VARGAS em 1943, através do Decreto-Lei nº 5.540. Para entender a origem da data precisamos voltar a 1940, na cidade do MÉXICO, onde foi realizado o PRIMEIRO CONGRESSO INDIGENISTA INTERAMERICANO, do qual participaram diversas autoridades representativas dos governos da AMÉRICA.

Vários líderes indígenas também foram convidados a participar, mas não compareceram nos primeiros dias, porque temerosos em razão das perseguições e agresões que há séculos o "homem branco" lhes impingia.

Depois de algumas reuniões e muita reflexão, a maior parte dos líderes resolveu participar, porque entenderam a importância daquele momento histórico. Isso aconteceu no dia 19 de abril de 1940, que foi escolhido depois como "O DIA DO ÍNDIO".

Em razão disso, achei interessante aqui transcrever uma breve mensagem que me foi enviada por LIANA UTINGUASSÚ, digna Presidente da Organização Social de Interesse Público YVY KURAXO - CORAÇÃO DA TERRA que deve ser lida por todos com muita aatenção:


DIA 19 DE ABRIL - MARCO DA SEMANA DOS "POVOS" INDÍGENAS


"NÃO É PRECISO MUITAS PALAVRAS PARA S E DIZER A VERDADE"


"O Espírito falará por Nós"


A TERRA começa despertar devagar... e em seu colo estamos Todos.


Alguns dormem ainda... Outros já despertam para Dançar com os pássaros, com Nhamandu, que logo despontará nos Iluminando e aquecendo... Pois cá estamos. Dia 19/04/2009. Muitos Festejos em comemoração a uma DATA especialmente dedicada aos 'Povos Indigenas" e que sempre nos remete à reflexões... muitas!


Buscamos aqui, apenas compartilhar dentro de um testemunho de vida, muito simples, sem muito nos estendermos.


Muitos de nós, descendentes ou não, aldeados, acampados, urbanizados... Não importa como se rotule, jamais esqueceram suas raízes e isto é que realmente IMPORTA: Saber quem FOMOS, SOMOS e viver conscientes, conectados à TERRA e RESPEITANDO o modo de ser de cada um.


Não devemos esconder nossos registros. O que cada um teve que empreender em seu caminho deve ser RESPEITADO, não julgado, pois já diziam nossos Parentes: "Não podemos saber como é andar com as sandálias de nosso irmão se não vestirmos estas e ealmente trilharmos seu caminhar".


Muitos sairam das Aldeias, outros não nasceram em uma mas retomaram a vida Tribal, outros sairam, voltaram... Outros se foram... Para "voltar"... Quem sabe um dia e que sejam recebidos e que se cantem suas canções, para que não se sintam rejeitados, mas recuperem suas Moradas. Discriminar, ser INDIFERENTE, não ajuda, acaba sim, enfraquecendo um caminhar.


Não é porque se ve os Parentes Indígenas de jeans, celular, morando nas cidades, ou mesmo próximo, trabalhando em repartições públicas e se envolvendo mais e mais com a vida urbana que deixam de "SER INDÍGENAS" e de merecer Respeito! Não entraremos aqui nos detalhes do que ameaça a identidade de todos Nós ou de todos os meandros e complexidade sobre o Universo Indígena... apenas queremos "focar" neste Dia e registrar o que sentimos, o que vemos.


Penso que o que realmente IMPORTA é o que se carrega no Espírito e Coração e se trilhamos nesta vida com Consciencia dos ensinamentos impressos de várias formas por nossos Antepassados e Ancestrais, deve-se Honrar e se ter orgulho por não haver uma negação, tampouco esquecimento.


Isto SIM! Portanto neste dia 19 de Abril, aqui, AGORA, ÀS 6:00 quase, da manhã, rezo MUITO!


Iporã Eté Aguyjevete, Caterre, Oberrê, Wasté, Situmã,yuspagara Catan... Não importa a Lingua que se reza, mas SIM, que nosso Coração esteja firme, com VERDADE, destemidamente Dizemos: "Novos tempos chegam e é mais que TEMPO de se saber que JAMAIS se conseguirá apagar memória VIVA de nossos Ancestrais".

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Já visitei o blog diversas vezes mas por causa do tempo muito curto nunca fiz nenhum comentário, apesar de achar algumas postagens muito interessantes. Sou inclusive seguidora do blog.

    Hoje é um dia especial porque é o Dia do Índio, e para minha surpresa o blog não esqueceu disso.

    Achei muito legal essa postagem porque também "penso que o que realmente IMPORTA é o que se carrega no Espírito e Coração e se trilhamos nesta vida com Consciencia dos ensinamentos impressos de várias formas por nossos Antepassados e Ancestrais, deve-se Honrar e se ter orgulho por não haver uma negação, tampouco esquecimento".

    Achei um barato o blog e vou participar mais vezes. Ele é muito legal, bonito, e a variedade de assuntos estimula a nossa participação.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente em nosso país o índio de uma certa forma é descriminedo e esquecido, só é lembrado em data comemorativa, somente isso. Para muitos se tornou apenas história ou até mesmo lenda. Mas são pessoas seres humanos, e que faz parte da contagem de habitantes deste Brasil, tem tanta importância como qualquer um ser humano, quer seja brasileiro ou não. O dia do índio na minha opinião é todos os dias, pois! Nunca vão deixar de ser, quer moderno ou não.

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!