08 maio 2009

Norte e Nordeste - Solidariedade por água abaixo

As chuvas nas regiões Norte e Nordeste já fizeram incalculáveis estragos. O número de pessoas desabrigadas, correndo risco de contaminação, ataques de animais e falta de comida é enorme. Li tantas reportagens sobre a situação que nem pude escolher qual postar aqui.

Então vou deixar o link de fotos da galeria do Globo Online para que vocês acessem e vejam uma pequena mostra.

http://oglobo.globo.com/cidades/fotogaleria/2009/8844/

Agora sim, vem a pergunta que não quer calar.

Porque não estão acontecendo mobilizações populares e campanhas de solidariedade para o auxílio às populações das áreas inundadas como fizeram tão prontamente para o caso das chuvas em Santa Catarina?!!!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Quero crer que o motivo para a falta de mobilização não seja o poder aquisitivo das vítimas...

    ResponderExcluir
  2. É uma situação realmente muito estranha.

    Segundo o "JORNAL PEQUENO", "todos os 14 mil moradores do bairro Trizidela, em Bacabal, 250 quilômetros ao sul de São Luís, tiveram de abandonar suas casas no dia 20 de abril, por causa das enchentes do Rio Mearim. As famílias foram abrigadas em hospitais, igrejas e na feira de exposições agropecuárias. Quase três semanas depois, vivendo em condições as mais precárias, afirmaram ter recebido, até agora, apenas duas cestas básicas: uma do governo federal e outra da prefeitura".

    Segundo o mesmo jornal, "Roseana ainda não mandou ajuda aos desabrigados pelas chuvas em Bacabal".

    E a coisa não pára por aí: O jornal informa ainda que "por determinação do desembargador Jaime Ferreira de Araújo, da 4ª. Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão, o Banco do Brasil foi obrigado a suspender, ontem, o estorno dos recursos provenientes de convênios celebrados entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís. A decisão foi baseada em agravo de instrumento interposto pelo Município de São Luís, a mando do prefeito João Castelo (PSDB), inconformado com os efeitos da liminar concedida pelo juiz Megbel Abdalla.

    Por sua vez, depois de reunir sua diretoria, a Famem (Federação das Associações dos Municípios do Estado do Maranhão) também entrou ontem com um agravo de instrumento para barrar o estorno dos recursos de convênios firmados entre o Governo do Estado, na gestão Jackson Lago, com diversos municípios prejudicados. Na mesma reunião, o presidente da entidade, prefeito Raimundo Lisboa, recomendou aos demais prefeitos que entrem com ações isoladas contra a decisão de Megbel Abdalla. Para isso, colocou à disposição dos municípios a estrutura da assessoria jurídica da Famem.

    Revanchismo - Ontem, o deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) denunciou que, enquanto a bancada federal do Maranhão faz um esforço concentrado em Brasília a fim de carrear recursos para o Estado enfrentar a calamidade pública proveniente das enchentes, a governadora empossada Roseana Sarney quer sufocar os municípios, mandando retirar das contas das prefeituras recursos de convênios firmados com o Estado, segundo ele, por puro revanchismo: “É uma completa incoerência entre o discurso e a prática política, pois enquanto chora para o presidente Lula mandar recursos para o Maranhão socorrer os flagelados, manda sugar dos cofres municipais o pouco dinheiro que está caindo na conta das prefeituras e que, numa emergência, pode servir para salvar a população de um sofrimento maior” – acusou Dutra".

    Como se pode ver, enquanto os grupos políticos do MARANHÃO trocam hostilidades, a grande massa de miseráveis morre de fome e doenças!

    ResponderExcluir
  3. Não é novidade, mas é uma vergonha que isso ainda aconteça num país como o BRASIL, onde não se pode dar um tapa num assassino, num estuprador! Onde estão os defensores dos desgraçados oprimidos do MARANHÃO? Quem pode se opor aos SARNEY's da vida!!!

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!