20 setembro 2010

A diferença entre o macaco Tião e o palhaço Tiririca

Minha primeira eleição para presidente foi em 1989. Antes disso, se não me falha a memória, só podíamos escolher os vereadores e deputados estaduais e federais. Era “proibido” votar para presidente, governadores e senadores da República. Coisas do regime revolucionário...

Era comum, quando se queria protestar, dar o voto a um personagem qualquer, até mesmo um animal. Foi o que aconteceu, por exemplo, em 1988, quando a turma do Casseta e Planeta lançou a candidatura não oficial do Macaco Tião para a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Com mais de 400 mil votos, ele virou uma celebridade, chegando em terceiro lugar numa eleição que tinha 12 candidatos.

Tião foi parar no Guinness World Records como o chimpanzé mais votado do mundo, mas como não era um candidato reconhecido pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE, os seus votos foram anulados. 

As pesquisas estão a dizer que o palhaço Tiririca deverá ser o candidato a deputado federal mais votado no Estado de São Paulo – SP, exatamente onde está um dos colégios eleitorais mais esclarecidos do país. Como isso é possível?

A partir das eleições de 1996, o eleitor ficou impossibilitado de votar no Macaco Tião ou qualquer outro personagem, já que a urna eletrônica substituiu as cédulas de papel onde ele podia escrever o nome que lhe dava na telha. Agora, como se sabe, o candidato é escolhido pela digitação do número que lhe é atribuído antes do pleito, quando ele faz seu registro no Tribunal Regional Eleitoral – TRE.

Logo, não mais podemos protestar votando no Macaco Tião. Ficou melhor ou pior? Eu acho que ficou pior, porque o voto de protesto a que me referi não levou o Macaco Tião a ser o prefeito da Cidade do rio de Janeiro, primeiro porque ele chegou em terceiro lugar, e depois porque não era um candidato reconhecido oficialmente pelo sistema. Mas agora, minha gente, o voto que aparentemente é um protesto, uma brincadeira, vai fazer do palhaço um deputado federal!!! Tiririca vai ganhar uma cadeira no Parlamento, e quando nela se sentar vai ter a obrigação de legislar sobre o meu, o seu, o nosso destino, o destino de toda a sociedade brasileira!!!

Não aceito a idéia de que a candidatura do palhaço Tiririca possa representar uma parcela da população. Que população? A dos palhaços? Isso é pura besteira, até porque se assim fosse, deveríamos abrir possibilidades para candidaturas representativas também dos ladrões e corruptos, o que já existe, a bem da verdade, mas não de forma oficial, não com o reconhecimento do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, o que não impede que eles, os ladrões e corruptos se disfarcem e participem do pleito eleitoral, enganando o eleitor menos avisado, que vota sem conhecer seus reais objetivos.

Mas no caso do nosso personagem a coisa é diferente! O eleitor o conhece e sabe que ele é uma piada. E vai votar nele por que? Para protestar? Para demonstrar uma suposta insatisfação? Ou porque sabe que votar no Tiririca não muda nada, pois “pior do que está não fica”, como diz o slogan da campanha do candidato? E o resto da sociedade? E o eleitorado comprometido com os destinos do país?

Muitos erros foram cometidos em nossa história política, e mais um está batendo à nossa porta: o histórico do nosso Parlamento nos últimos anos tem mostrado que o político nos enxerga como palhaços, e isso porque agimos como palhaços! Tanto isso é verdade, que estamos a ponto de escolher um legítimo representante de classe: o palhaço Tiririca!

O Brasil está perdendo o bonde da razão: o nosso circo não está precisando de novos palhaços ou de um palhaço-mor, mas de mudanças na programação da companhia. Precisamos trocar o malabarismo e as acrobacias da corrupção, da troca de favores, do corporativismo, dos arranjos de gabinete, isso para lembrar apenas alguns dos problemas, por uma legislatura ética e efetivamente voltada para os interesses do cidadão, objetivo que não será alcançado em um show de picadeiro, mas com atitudes sérias e, principalmente, uma boa dose de vergonha na cara!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

22 comentários:

  1. Excelente texto.
    Penso que o motivo maior é fazer protesto de forma jocosa... e é claro, todos nós vamos pagar para ver o que é brincar com coisas sérias.
    Abraços.
    Sonia Costa

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Sonia!

    O problema é exatamente esse: o preço a ser pago pela brincadeira!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente a a vitória deste cidadão é certa. E o pior, com ele, outros virão no seu caminho. Já que com a quantidade de votos que receberá, outros do partido se levantarão.

    Já que é o "Tiririca" que se candidata, o mesmo deveria se trajar como se apresenta em suas campanhas.

    ResponderExcluir
  4. Ele que não conte com meu voto! Se fosse para escolher entre ele e o macaco Tião, ficaria com o macaco!!!! Alias, o vi várias vezes no Zoo e de bobo nao tinha nada!

    ResponderExcluir
  5. Foi esse, exatamente, o objetivo do partido, Helder!

    Puxar votos para outros candidatos. Em outras palavras: além do Tiririca, outros "palhaços" o podem acompanhar.

    Um abração...

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Sissym!

    Você tem razão! O macaco Tião pelo menos não seria trampolim para nenhum ato corrupto, não é verdade?

    Um abração...

    ResponderExcluir
  7. Que Post Fantástico!
    Amigo Roberto:
    A sua análise é ótima e está devidamente fundamentada em fatos reais... Agora, quanto às conseqüências disso tudo somada à conta-amarga é o povo brasileiro quem haverá de pagar. Parece que na semana passada e nesta saiu uma camarilha de palhaços (as) da casa civil, de repente...
    Parabéns por mais um magnífico Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  8. Verdade, Lison!

    Mas dessa vez a dívida a ser contraída é de responsabilidade do próprio povo, que não aprende a votar. Já não dá mais pra aceitar isso! Os meios de comunicação estão aí. Todos os dias as notícias correm o Brasil de ponta a ponta. Como é possível errar tanto e tantas vezes?

    Na verdade, o prejuízo maior será da parte esclarecida da população, que vai pagar pela irresponsabilidade da maioria que não quer ou não sabe enxergar o "óbvio e ululante", como dizia Nelson Rodrigues.

    Os que "caíram" na Casa Civil, Correios e outros "cabides de emprego" nem deveriam ter entrado. Eles são o resultado da política canalha de apadrinhamento. São o retrato da corrupção acobertada por aqueles (e aquelas) que agora nada viram, nada sabem!

    Culpa de quem? Do eleitor, que ainda acha que isso é intriga da oposição!

    Então, pague-se o preço!!!

    Um abração meu amigo...

    ResponderExcluir
  9. Caro Roberto
    o eleitorado à cada dia que passa abre mão de seu maior direito, seja por discrença nas mudanças ou por puro comodismo. A memória do povo é curta, mas é preciso lembrar que passamos por momentos piores na política, antes de exercer o direito do voto e se fizermos corpo mole, estes tempos ruins poderão voltar bem piores. Um passo errado e o sonho da democracia pode virar pesadelo e no final quem paga pelos erros é o próprio povo. O difícil é colocar isso na cabeça deste imenso eleitorado alienado e sem perspectiva, que leva a política na brincadeira.
    Excelente post,
    abraços,
    Vitor.

    ResponderExcluir
  10. Seu comentário é lúcido e equilibrado, Victor!

    Qualquer cochilo pode trazer de volta tempos difíceis como os que já enfrentamos com o regime ditatorial que nos foi imposto por 30 anos.

    Mas, todos sabemos, não é apenas aquela que usa farda. O governo federal tem hoje em seu núcleo personagens interessados na instalação de regras tão ou mais violentas como aquelas que vivemos a partir do golpe de 64.

    Um deles, talvez o pior, é o Marco Aurélio Garcia, que manobra nas sombras. O outro, o José Dirceu, há poucos dias, fez críticas diretas à imprensa em geral, gesto repetido pelo próprio presidente Lula em discursos políticos deste final de semana. Estamos correndo riscos sim! Quem viver, verá!

    E os "Tiriricas" da vida só vão facilitar o trabalho dos que querem calar a democracia, dos que pretendem transformar o Brasil numa filial da Venezuela do tirano Chávez.

    É como você disse: "um passo errado e o sonho da democracia pode virar pesadelo"!

    Um grande abraço, e mais uma vez, muita saúde...

    ResponderExcluir
  11. A história se repete.
    Nos anos 50, São Paulo já deu uma enorme demonstração de revolta com gozação. Aconteceu uma arrasadora votação em "Cacareco", um rinoceronte do Zoológico paulistano que poucos dias antes daquele eleição havia caído num fosse provocando uma gigantesca mobilização para salvá-lo. Foi a conta não só os eleitores da capital mas também do interior votarem em Cacareco.
    Diziam que os votos do rinoceronte dariam para eleger um senador, alguns deputados federais e dezenas de deputados estaduais.
    Hoje, a urna eletrônica não parmite mais esse tipo de "recado", passando os protestos a serem realizados através dos "tiriricas" que aparecem em todas as eleições;

    ResponderExcluir
  12. Olá Roberto!
    Isto me fez lembrar um verso de uma poesia que fiz:
    Hoje eu fui ao Circo e
    nem pude crer no que vi!
    Tudo estava trocado,
    quase que endoideci!
    Sentados no picadeiro,
    em cadeiras de almofadas,
    os palhaços assistiam atentos
    o show nas arquibancadas!
    Sim, o palhaço Tiririca deve estar rindo à toa, de quem vai votar nele..e o mundo rirá também.
    Quem sabe ele compreenda o que aconteceu e resolva fazer tudo de maneira trocada, isto é, ao contrário do que os políticos tem feito até agora, em sua maioria, e então, de repente, quem sabe ele se negue a fazer mais palhaçadas...
    Abraço Vera.

    ResponderExcluir
  13. Você lembrou bem, Airton!

    São Paulo está se especializando em brincar com coisa séria, lamentavelmente!

    O fenômeno "Cacareco" está prestes a se repetir com o "Tiririca". E de "Cacareco" em "Cacareco" e "Tiririca" em "Tiririca" a sociedade brasileira vai amargando a irresponsabilidade dos que não sabem o que é votar; não conhecem a finalidade do voto!

    Pobre Brasil!!!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  14. Tomara, Vera!

    Tomara que ele, o palhaço Tiririca, nos decepcione, e seja mais cidadão que os canalhas que hoje estão em Brasília. É uma possibilidade que não podemos desprezar. Nessa vida, a experiência nos alerta, tudo pode acontecer. É cruzar os dedos e torcer!

    Um grande beijo...

    ResponderExcluir
  15. é parece q tirica vai pra videnha facil
    ta vendo quando falo q o povo
    naum leva as coisas a serio
    e q adora usar nariz de palhaço
    povo ainda se sente ofendido

    bem injeção na teste
    ja q o povo gosta né

    bjim guri

    ResponderExcluir
  16. É isso aí, Juci!

    Depois querem reclamar da falta de educação, saneamento básico, segurança, transportes, lazer, não é verdade?

    Não querem ser palhaços mas elegem o palhaço!

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  17. Tiririca, ganhou, ainda bem!!! Se pudesse eu voltava nele, pena que não moro em SP!!!
    O congresso já é uma anarquia, com o Tiririca pior que tá não fica!!!
    Parabéns aos 1 milhão e trezentos mil eleitores que fizeram seu voto de protesto em favor do Tiririca

    ResponderExcluir
  18. Respeito sua opinião, Ariovaldo! Mas acredite, vai ficar pior sim. Do Congresso é que saem as leis que regem a nossa sociedade, e se elas não são boas é porque a instituição está cheia de "Tiriricas". Nossa obrigação é mudar isso, jamais compactuar!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  19. Será q ninguem enxerga q é exatamente isso q o governo hipócrita do nosso país quer? Ou vcs acham q foi a toda q liberaram a última votação com qq documento com foto. Isso msm, o título eleitoral deixou d ser obrigatório às vésperas da eleição! O governo ker mais é uma classe pobre e sem estudo votando, o q em nosso país é maioria... Só aki msm pra canditado poder se eleger apenas sabendo ler e escrever, sem q seja necessário nem msm o ensino fundamental. Nosso país é ridículo, infelizmente.

    ResponderExcluir
  20. Em outras, palavras, é exatamente isso que estamos discutindo aqui, amigo Anônimo!

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  21. Não sei o que vocês tem contra o tiririca é um cidadão como outro qualquer que se candidatou para proteger os interesses de sua classe. melhor do que muitos políticos profissionais que só vê os interesses próprios e muitas vezes escusos que só ferra o cidadão. eu por exemplo sou de uma classe desunida que precisa de um representante e não consegue se unir isso que é triste, porém sua postagem é valida e muito boa

    ResponderExcluir
  22. Sei que o texto é antigo, porém, somente agora cheguei até o mesmo.
    Digo que o texto simplesmente Excelente!!!

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!