09 maio 2009

A UVA CONCORD E OS VASOS SANGUÍNEOS

Todo mundo adora um bom vinho, e muitos já sabem que o seu consumo moderado faz bem à saúde. O vinho tinto, por conter álcool, dilata os vasos sanguíneos e aumenta os níveis de HDL, o chamado colesterol "bom". Além disso, algumas das substâncias nele encontradas, como o resveratrol e flavonóides, também são encontrados no suco de uva, especialmente nas vermelhas e roxas do tipo CONCORD, cujo suco, a descoberta foi feita recentemente por pesquisadores franceses, da mesma forma que o vinho, causa o relaxamento das artérias.

A descoberta foi apresentada no congreso VINHO E SAÚDE, realizado em BORDEAUX - FRANÇA, pela Dra. VALERIE SCHINI-KERTH e um grupo de pesquisadores da UNIVERSIDADE LOUIS PASTEUR, de ESTRASBURGO, que concluíram que o efeito benéfico daquela uva chega a durar mais de 06 (seis) horas, o que não acontece com o vinho tinto.

O grupo esclareceu que o suco da UVA CONCORD estimulou a produção de óxido nítrico nas células endoteliais, causando um efeito de vaso-dilatação. O óxido nítrico é uma substância importante no metabolismo do organismo, ajudando a manter saudáveis e flexíveis os vasos sanguíneos, auxiliando no equlíbrio da pressão arterial e comprovando estudos anteriores que idicam que o suco de uva tem a propriedade de diminuir a pressão sanguínea.

Então, vamos ao vinho, de preferência feito com a UVA CONCORD... e muita saúde!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Tradicional cultivar de Vitis labrusca, a "Concord" é a uva tinta referência de qualidade para suco pelas suas características de aroma e sabor. É uma uva de alta rusticidade, muito cultivada nos Estados do Sul, onde normalmente é plantada em pé-franco e, muitas vezes, dispensando tratamentos com fungicidas. Para a obtenção de boas produções comerciais, entretanto, normalmente são feitas algumas pulverizações. Apresenta dificuldade de adaptação em regiões tropicais, sendo recomendada apenas para regiões onde existe um período de repouso definido. Seu limite de cultivo econômico é o Norte do Paraná.A "Concord" é relativamente precoce, medianamente vigorosa e bastante produtiva quando bem manejada.

    Estou adorando o blog!!!

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!