07 abril 2010

UM TIRO NO PÉ


A sociedade não sabe, mas mas os nossos dignos representantes em Brasília estão fazendo de tudo para barrar a votação do projeto "FICHA LIMPA", que tenta impedir as candidaturas de pessoas condenadas pela justiça que ainda tem processos tramitando devido a recursos. A proposta original, elaborada pelo MOVIMENTO DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL - MCCE, que recebeu mais de 1,6 milhão assinaturas, previa a proibição da candidatura de quem fosse condenado em primeira instância. Uma resistência forte e silenciosa vinha se mobilizando para impedir a votação do projeto prevista para esta quarta-feira (07/04) no plenário da Câmara. Numa articulação discreta, onde as posições não são reveladas publicamente, alguns deputados pretendiam forçar o adiamento da votação da proposta que torna inelegíveis candidatos com condenações na Justiça.



Pois muito bem! Atenção eleitor!

Os líderes partidários fecharam um acordo hoje para a volta do “FICHA LIMPA" à Comissão de Constituição e Justiça - CCJ para a análise de emendas. Não houve a maioria necessária para que votação acontecesse e somente no dia 29 de abril é que ele será levado direto ao plenário, se ainda não tiver sido votado na comissão.

A proposta só teria sido sido apreciada hoje se lhe tivessem dado o regime de urgência urgentíssima, e isso só teria sido possível se a maioria dos líderes apresentasse um requerimento nesse sentido, que teria que ser aprovado pela maioria absoluta em plenário, ou seja, no mínimo, 257 deputados.

Chegou a ser comentado pelos corredores da Câmara que o deputado MICHEL TEMER (PMDB-SP), uma das raposas felpudas do nosso Parlamento, tentou negociar com os líderes a aprovação de um requerimento de urgência urgentíssima, mas houve resistências, e ele, é claro, desistiu da idéia, apesar de sair afirmando que iria colocar a proposta em votação. 

Puro jogo de cena! Esse não é o objetivo de nenhum político brasileiro, pois ele não vai atirar no próprio pé! A estratégia, ninguém se iluda, é tentar fazer com que o projeto caia no esquecimento do público. Nenhum deles quer a aprovação de um projeto dessa natureza. Por que? Procure informar-se sobre a folha de antecedentes penais da maioria deles. A resposta está lá!


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

  1. Olá!

    Esse projeto é uma iniciativa popular (da população), onde mais de 1, 7 milhão de pessoas assinaram a proibição de candidaturas de pessoas que tenham problemas com a justiça. Como muitos deputados possuem crimes e vários delitos, dificilmente passará pelo Congresso Nacional. Infelizmente.


    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  2. Dizer que o que está acontecendo na Câmara é uma vergonha, é chover no molhado. Todo mundo já sabia disso. Resta saber qual será a reação da sociedade.

    ResponderExcluir
  3. A sociedade não reage nunca. A reação é sempre de grupos isolados, infelizmente.

    ResponderExcluir
  4. É muito fácl conseguir aprovar essa lei: basta fazer um Referendo, como fazem na Italia. O problema é que não vai dar tempo de fazer isso antes das eleições deste ano.

    ResponderExcluir
  5. Engraçado... Qualquer candidato a ocupar vagas no serviço público deve ter ficha limpa. E não digo ficha criminal, não... Digo ficha civil limpa: não ter o nome em NENHUM orgão de proteção ao crédito. Se tiver, não passa... Então, o que estamos esperando para brecar essa pouca vergonha? Precisamos dos caras-pintadas de novo...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!