23 maio 2010

ABACATEIRO: MEU PARCEIRO SOLITÁRIO


  • Nome Científico: Persea americana
  • Sinonímia: Laurus persea, Persea drymifolia, Persea edulis, Persea floccosa, Persea gigantea, Persea gratissima, Persea leiogyna, Persea nubigena, Persea paucitriplinervia, Persea persea, Persea steyermarkii
  • Nome Popular: Abacate, Abacateiro, Abacado, Loiro-abacate, Louro-abacate, Pêra-abacate
  • Família: Lauraceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: América Central e México
  • Ciclo de Vida: Perene



Essa postagem foi inspirada no texto Meu amigo abacateiro que a LEILA FRANCA, companheira do Dihitt publicou em seu blog. Além de informativo, ele lembra muito do meu tempo de criança, pois como ela, também plantei um abacateiro cujos galhos ultrapassavam o limite de altura do telhado da minha casa. Em noites de chuva era um susto atrás do outro quando um abacate (eles eram enormes) caía sobre as telhas. Muitas eram quebradas. Mas as vitaminas e cremes da fruta compensavam os sustos e prejuízo pela troca das telhas, com certeza!

O original está em Jardineiro.net. A imagem utilizada é de Alexandre Lemieux.


"O abacate é o fruto do abacateiro, árvore frutífera de grande porte, que pode alcançar cerca 20 metros de altura. Seu tronco é pouco reto, atingindo 1 metro de diâmetro aos 30 anos. A casca do caule e ramos é acinzentada, espessa, suberosa e recortada. Suas folhas são lustrosas, coriáceas, elípticas a lanceoladas e de cor verde-escura, com a página superior glabra e a inferior pubescente.

As flores são pequenas, hermafroditas, de cor verde clara e muito numerosas, organizadas em inflorescências terminais do tipo panícula. O fruto é uma drupa piriforme ou ovóide, de casca de cor verde a marrom, e polpa cremosa, adocicada, de cor verde-oliva a creme, com 5 a 30% de óleo. Os frutos são bastante grandes, chegando a pesar até um quilo, e contêm uma única semente, esférica e grande.

Os frutos devem ser colhidos verdes, no pé e amadurecem lentamente. A polpa do abacate pode ser consumida crua, cozida ou em conservas. Ela geralmente é preparada em pratos salgados, como patês, sopas e saladas, mas também pode ser consumida esmagada ou batida com açúcar e leite, como sobremesa ou vitamina. O limão é o tempero inseparável do abacate e o acompanha tanto em preparações doces como em salgadas. Apesar de calórico, o abacate é um fruto muito nutritivo, rico em vitamina E, A, B e gorduras monoinsaturas. Da polpa do abacate também pode ser extraído óleo, semelhante ao azeite de oliva.

Há três principais subespécies de abacateiro, com características de adaptação e produtividade diferentes, que são a guatemalense (P. nubigena guatemalensis), a antilhana (P. americana americana) e a mexicana (P. americana drymifolia). Estas subespécies são intercruzáveis e originaram as variedades modernas de abacateiro, utilizadas nos pomares comerciais. Já as variedades modernas são subdivididas nos grupos A e B, de acordo com a abertura das flores, que devem ser cultivadas em conjunto, para otimizar a polinização nos pomares, já que os órgãos sexuais masculinos e femininos amadurecem em períodos distintos nos dois grupos. A polinização é feita por abelhas.

Deve ser cultivada sob sol pleno em solo fértil, profundo, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Apesar de apreciar o calor tropical, atualmente, há variedades de abacateiro apropriadas a uma ampla faixa climática, adaptando-se inclusive a grandes altitudes e geadas. As diferentes variedades também proporcionam a colheita do abacate o ano todo. O abacateiro oriundo de enxertia inicia sua produção a partir do 3 ou 4 ano e pode produzir de 200 a 800 frutos anualmente. Multiplica-se por sementes e comercialmente por enxertia".

Se tudo isso não bastasse, ele, o abacateiro, também já foi tema musical. Lembram-se de Refazenda, de Gilberto Gil? A letra vai aí embaixo:


Abacateiro acataremos teu ato
Nós também somos do mato como o pato e o leão
Aguardaremos brincaremos no regato
Até que nos tragam frutos teu amor, teu coração
Abacateiro teu recolhimento é justamente
O significado da palavra temporão
Enquanto o tempo não trouxer teu abacate
Amanhecerá tomate e anoitecerá mamão
Abacateiro sabes ao que estou me referindo
Porque todo tamarindo tem o seu agosto azedo
Cedo, antes que o janeiro doce manga venha ser também
Abacateiro serás meu parceiro solitário
Nesse itinerário da leveza pelo ar
Abacateiro saiba que na refazenda
Tu me ensina a fazer renda que eu te ensino a namorar
Refazendo tudo
Refazenda
Refazenda toda
Guariroba

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. O abacate é uma fruta maravilhosa.

    Além de ser muito gostosa, faz um enorme bem para a saúde.

    A árvore fornece uma sombra deliciosa em dia quentes e ensolarados.

    Um abração.

    Drauzio Milagres

    ResponderExcluir
  2. Excelente seu texto!!!Nunca comi o abacate em preparações salgadas,mas fiquei curiosa para comer Guac-mole...quanto a canção de Gil eu nunca havia percebido que falava do abacateiro,mas nunca é tarde.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Linda postagem! Leva a gente para os tempos de criança!

    ResponderExcluir
  4. Ai ai ai... por que tudo o que é bom engorda?

    ResponderExcluir
  5. Eu já comi abacate salgado pq minha mãe é estrangeira e gosta.
    Na comida japonesa tambem já experimentei e o sabor fica muito bom.
    Na minha casa haviam 2 espécies e eram saborosas. Eu gosto muito.

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!