15 maio 2010

BELA-MANHÃ



Nome Científico: Convolvulus tricolor
Sinonímia: Convolvulus minor
Nome Popular: Bela-manhã, Chuchas, Glória-da-manhã-anã
Família: Convolvulaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Sul da Europa
Ciclo de Vida: Anual









As flores e as plantas são parte da Natureza. Natureza é Meio Ambiente. Conheça um pouco mais da Natureza e preserve o Meio Ambiente. A postagem aqui utilizada está no portal Jardineiro.net. A foto ilustrativa é de MrSpode.

A bela-manhã é uma planta herbácea, ereta e florífera, de pequeno porte. Não chega a ser uma trepadeira, como as ipoméias, suas parentas, parece mais um pequeno arbusto e não ultrapassa 45 cm de altura, mas pode se enovelar sobre si mesma ou sobre outras plantas. Seu caule é pubescente, avermelhado, ramificado, com folhas verdes, simples, ovais a elípticas, com margens inteiras e lisas. A flores apresentam forma de funil, em diferentes tonalidades de branco, rosa, roxo e azul, com um halo interno branco e o centro amarelo. Os frutos são do tipo cápsula.

Apesar da aparente simplicidade desta flor, ela é capaz de efeitos de destaque no jardim. Versátil e rústica, com ela podemos formar maciços e bordaduras vistosos, além disso, ela é ideal para cestas suspensas, assim como treliças pequenas em vasos e jardineiras. Desta forma ela pode adornar varandas, pátios, sacadas e tantos outros espaços. Por ser tolerante a curtos períodos de estiagem, também é indicada para jardins rochosos.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Com o tempo vai perdendo a beleza, até secar por completo, não sem antes produzir muitas sementes. Requer reforma anual dos canteiros. Multiplica-se facilmente por sementes, postas a germinar no final do inverno (em estufa) ou no início da primavera.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

  1. Amigo Roberto, sou um apaixonado pela natureza, e adoro plantas. Essa flor é linda, e muito delicada. Não sabia seu nome, mas sei que minha mãe tem essa mesma flor em seu jardim. Parabéns pela postagem. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  2. Lindo post
    aqui no Japão a flor é conhecida como asagao
    e tem uma linda e importante história
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito mimosa e delicada.A cor tb é encantadora.Minha manhã tornou bela após vê-la.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. ela nos faz lembrar as 'violetas"
    gostei e achei linda a flor.
    abçs

    ResponderExcluir
  5. Linda demais, e bem delicada.
    Abraços forte

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!