31 julho 2010

JANE GOODALL E OS CHIMPANZÉS

Valerie Jane Morris Goodall, ou simplesmente Jane Goodall, nascida a 3 de Abril de 1934, em Londres, é uma primatóloga, etóloga e antropóloga britânica. Estudou a vida social e familiar dos chimpanzés (pan troglodytes) em Gombe, Tanzânia, ao longo de 40 anos. Os seus estudos contribuíram para o avanço dos conhecimentos sobre a aprendizagem social, o raciocínio e a cultura daqueles animais selvagens.

É mensageira da paz das Nações Unidas, cargo para o qual foi nomeada por Kofi Annan em abril de 2002, e fundou o Jane Goodall Institute. O seu trabalho é reconhecido mundialmente, o que lhe rendeu ao longo de quase meio século de trabalho inúmeras honrarias acadêmicas e diversos e prêmio científicos. 


Jane Goodall vive na estrada por mais de 300 dias ao ano. Em um determinado momento ela pode estar num continente, e no outro, falando a um grupo de alunos, reunindo-se com funcionários do governo para discutir questões relativas à conservação, sentando-se diante das câmeras de televisão sendo entrevistado, ou uma reunião com os doadores para arrecadar dinheiro para Jane Goodall Institute.


Ela faz dezenas de palestras públicas onde discute e relembra seus anos em Gombe, o estado em que hoje se encontram os chimpanzés, os programas de Jane Goodall Institute, e o poder de cada indivíduo para uma mudança positiva. Jane é conhecida como uma grande oradora, que muitas vezes leva o público às lágrimas.

Algumas pessoas chegam a dizer dizem que suas vidas em relação aos animais foram transformadas pela mensagem de Jane e seu exemplo.

Ela vai ao Gombe National Park pelo menos duas vezes ano, segundo ela própria, para "recarregar suas baterias" e ver o que os chimpanzés, agora famosos, estão fazendo.

Jane tem uma conexão especial com os jovens. Eles não admiram apenas a sua paixão e curiosidade sobre os animais, mas a sua coragem e esperança para um mundo melhor. Chegar a estes jovens é uma prioridade para ela, educá-los para a conservação e proteção do meio ambiente bem como para a educação geral, é uma das grandes preocupações do Jane Goodall Institute. Jane ouve em primeira mão as vozes dos jovens - da Tanzânia até a China, da América do Norte ao Reino Unido - falando da necessidade de mudança, suas esperanças, e sua determinação para fazer um mundo melhor.


Esta é a vida de Jane hoje - às vezes desgastante, mas sempre orientada pela finalidade que ela escolheu há quase 50 anos. Jane está determinada a usar quase todos os minutos que ela tem para trabalhar e salvar os chimpanzés, capacitando pessoas, jovens ou idosas, para tentar criar um mundo melhor para a população animal.


Nesse mundo de tanta violência entre os humanos, o carinho e a abnegação de Jane Goodall no trato com os chimpanzés, não resta a menor dúvida, é um exemplo a ser seguido.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Lendo sua matéria incorporei-me a Jane Goodall e pude pelo menos um pouquinho me sentir livre e integrado a natureza.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Isso é muito bom, Príncipe!

    Não há liberdade maior que prender-se à Natureza!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  3. Saudações!
    Amigo ROBERTO:
    Mais uma matéria de grande relevância que você nos apresenta.
    Eu já assisti inúmeros documentários sobre pesquisas e especialmente a dedicação de uma vida pelos Chimpanzés, por Jane Goodall, além de serem extremamente conscienciosos e educativos me abriram um novo olhar sobre o exuberante mundo da natureza e seus milhares de valores e vidas que ao longo dos tempos o homem teima em agredi-los.
    Realmente é um trabalho invejável, primoroso e de amor o que esta grande pesquisadora realiza... Assim, nada mais que certo, eu levar os meus humildes votos de sucesso, e então... Salve a Mensageira da Paz das Nações Unidas!
    Parabéns por mais uma excelente matéria!
    Fraternalmente,
    LISON.

    ResponderExcluir
  4. Você disse bem, Lison!

    Jane Goodall, como ser humano, é uma verdadeira mensageira da paz e sobrevivência para os animais, coisa que o homem, infelizmente, não consegue fazer entre os seres da sua própria raça.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!