05 setembro 2010

DI CAVALCANTI

Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo, ou simplesmente Di Cavalcanti, foi um dos grandes nomes da pintura no Brasil. Ele retratou nossa brasilidade em obras que personificavam mulatas, moças sensuais, foliões e pescadores. Sua ousadia estética é marcada pela definição dos volumes, riqueza das cores e da luminosidade e pela exploração de temas ligados do cotidiano.

Di Cavalcanti nasceu no Rio de Janeiro, em seis de setembro de 1897. Começou a estudar no Colégio de Aldéia Noronha, ingressando depois no Colégio Militar. Em 1908, recebeu aulas do pintor Gaspar Puga Garcia. Com a morte de seu pai, em 1914, começou a trabalhar fazendo ilustrações para a Revista Fon-Fon. Em 1916, ele entrou para uma faculdade de direito no Rio de Janeiro. No ano seguinte, com a mudança para São Paulo, os estudos continuaram na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Na capital paulista, Di Cavalcanti passou a ilustrar livros de autores nacionais e estrangeiros, como Álvares de Azevedo, Jorge Amado, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Mário Mariani, Menotti Del Picchia, Newton Belleza, Oscar Wilde e Oswald de Andrade, entre outros.

A partir dos anos 20, o artista passou a viver entre o Rio e São Paulo, sempre ilustrando várias revistas como cartunista, mas usando o pseudônimo Urbano. Em fevereiro de 1922, Di Cavalcanti idealizou e organizou a Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo. No ano seguinte, o pintor fez sua primeira viagem à Europa, permanecendo na França até 1925, e como ele próprio descreveu, Paris teria colocado "uma marca" em sua inteligência.

- Foi como criar em mim uma nova natureza e o meu amor à Europa transformou meu amor à vida em amor a tudo que é civilizado. E como civilizado comecei a conhecer a minha terra - disse em uma entrevista.

Na Europa, Di Cavalcanti montou um pequeno ateliê. Lá, expôs em cidades como Londres, Berlim, Bruxelas, Amsterdan e Paris. Ao retornar ao Brasil, o pintor ingressou no Partido Comunista.

Nos anos 30, o artista iniciou suas participações em exposições coletivas, salões nacionais e internacionais, como a International Art Center, em Nova Iorque. Em 1932, fundou o Clube dos Artistas Modernos, e acabou preso durante a Revolução Paulista. Ainda nos anos 30, Di Cavalcanti publicou o álbum A Realidade Brasileira, com desenhos satirizando o militarismo.

Em 1936 escondeu-se na Ilha de Paquetá, onde foi novamente preso. Libertado por amigos, seguiu para Paris e lá permaneceu até 1940. Mas com o advento da Segunda Guerra Mundial, Di Cavalcanti deixou a capital francesa e retornou ao Brasil. O pintor passou então, a combater o abstracionismo através de conferências e artigos.

Muitas foram as mulheres de Di Cavalcanti: casou-se com Maria e depois com Noêmia Mourão; viveu com Beryl Tucker Gilman, e depois com Ivette Bahia Rocha. Na década de 70, a modelo Marina Montini ficou famosa como sua musa preferida.

Di Cavalcanti morreu no Rio de Janeiro, em 26 de Outubro de 1976, aos 79 anos de idade. Ainda em vida, o artista doou quinhentos desenhos ao Museu de Arte Moderna de São Paulo e ganhou o título de melhor pintor nacional na II Bienal de São Paulo, prêmio dividido com Alfredo Volpi. Como escritor, Di Cavalcanti publicou Viagem de Minha Vida e Reminiscências Líricas de um Perfeito Carioca. Ele chegou a candidatar-se a uma vaga na Academia Brasileira de Letras, mas não foi eleito.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. Realmente é muito proveitosa a leitura das notícias enviadas pelos amigos, é incrível como aumento meus conhecimentos sobre quase tudo que desconhecia, vez ou outra alguém tenta impor idéias contrárias à nossa, o que é normal, mas cria-se uma condição de podermos fazer nossa própria análise pelos conhecimentos adquiridos, neste caso específico tinha pouco conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Braz:

    Estou feliz por dois motivos: primeiro pela sua volta ao Dando Pitacos, e depois, por saber que a nossa postagem foi do seu agrado.

    Um abração...

    ResponderExcluir
  3. mas bah guri
    tive uma aulinha agora com tu
    muito bom sempre passar por aki
    e aprender um pouco mais

    bjão guri

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Juci!

    Obrigado por suas palavras de elogio.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  5. Ótima biografia de Di Cavalcanti. Gosto das obras dele, pois são bem agradáveis aos olhos.
    Obrigada por compartilhar.
    Meu abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Yolanda!

    A obra de Di Cavalcanti é muito bela, e infelizmente, pouco conhecida dos brasileiros. Por isso tive a idéia de criar esse tipo de postagem, que dá trabalho pela pesquisa, mas vale a pena.

    Um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!