12 outubro 2010

BASQUETE BRASILEIRO É AGREDIDO NA CHINA

Uma partida amistosa entre a seleção brasileira de basquete, representada pelo time do Joinville - SC, e a China, que tem em Yao Ming, o jogador da foto que ilustra a postagem, o seu maior ídolo, acabou em pancadaria, nesta terça-feira. Os jogadores brasileiros tiveram de fugir correndo do ginásio, escoltados pela polícia, e, agora, temem sair até mesmo do hotel onde estão hospedados na cidade de Xuchang, na província de Henan, na China.

De acordo com Alberto Bial (irmão do Pedro Bial, da Rede Globo), técnico da equipe brasileira, os jogadores estão com medo de possíveis ataques de torcedores e até de serem presos pelas autoridades chinesas. A confusão começou depois que um jogador chinês empurrou o ala Paulinho, do Joinvile. Numa atitude covarde, torcedores invadiram a quadra e atacaram os brasileiros. A equipe foi retirada sob escolta policial e está em um hotel da região vigiada pela polícia. 

A família de Bial comunicou o incidente à Confederação Brasileira de Basquete - CBB e pediu a intervenção do Itamaraty para garantir proteção aos brasileiros.

Este era o terceiro jogo amistoso entre as duas equipes. Na primeira partida, na última sexta-feira, o Brasil foi superado por 92 a 78. No segundo encontro, no domingo, os brasileiros deram o troco e venceram o jogo, na prorrogação, por 99 a 93.

Esse vídeo dá uma idéia de como tudo começou:




Sob todos os pontos de vista, acontecimentos dessa espécie são lamentáveis. O nível esportivo atual, principalmente no basquete, já não tolera esse tipo de atitude entre atletas profissionais. Salvo raras exceções, não há inocentes nesse tipo de confusão: os dois times são culpados pelos atos de intolerância, selvageria e anti-desportividade.

Mas não se pode admitir que a delegação brasileira seja agredida por torcedores, e o pior, ameaçada de prisão. Delegações esportivas do mundo inteiro aportam no Brasil e aqui são tratadas com carinho, respeito e admiração. Esse é o tratamento que se espera do povo chinês em relação à delegação brasileira do Joinvile!

Fonte: G1

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin